Saúde realiza ações de combate à dengue em Maceió e interior de Alagoas

Por Assessoria 02/04/2024 16h04
Por Assessoria 02/04/2024 16h04
Saúde realiza ações de combate à dengue em Maceió e interior de Alagoas
mutirão contra a dengue - Foto: Carla Cleto

Uma série de ações educativas itinerantes iniciarão nesta quarta-feira (3). O foco da ação é conscientizar a população para o combate da dengue, contando com a junção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

O cronograma contará com a distribuição de panfletos e a fixação de cartazes em pontos estratégicos, com intuito de destacar as medidas preventivas para eliminar os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.

As atividades foram organizadas pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e ocorrerão em diversos bairros da capital alagoana, assim como em municípios estratégicos do interior do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que as ações itinerantes visam mobilizar a população. “É necessário eliminar os focos do mosquito. Precisamos colocar areia nos vasos de plantas, manter as caixas d’água-fechadas, além de seguir todas as outras instruções e receber bem os agentes de endemias municipais, que verificam se há focos do Aedes aegypti, evitando sua proliferação."

O MS recomenda que a população dedique dez minutos por semana aos cuidados contra o ciclo de vida do aedes aegypti, conforme a cartilha produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse tempo já faz uma importante diferença.

Durante a Campanha de Combate à Dengue, a Sesau também capacitará, por meio da Gerência Estadual de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis, os servidores das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). Além disso, acompanhará a situação epidemiológica em todas as cidades do Estado, mantendo um canal de diálogo aberto e permanente. Uma das capacitações ocorreu em março, quando médicos e enfermeiros foram treinados sobre o manejo clínico dos pacientes acometidos por dengue, visando o diagnóstico da doença em tempo oportuno, evitando, assim, o agravamento do quadro clínico, que pode levar à internação e à morte.

Confira todo o cronograma:

MACEIÓ

Quarta-Feira (3): Benedito Bentes;
Quinta-Feira (4): José Tenório;
Segunda-Feira (8): Barro Duro;
Terça-Feira (9): Trapiche;
Quarta-Feira (10): Cambona;
Quinta-Feira (11): Centro;
Sexta-Feira (12): Feitosa;
Segunda-Feira (15): Jacintinho;
Terça-Feira (16): Farol/Rotary;
Quarta-Feira (17): Poço;
Quinta-Feira (18): Murilópolis/Gruta.
INTERIOR

Quarta-Feira (3): Atalaia;
Quinta-Feira (4): Maragogi;
Segunda-Feira (8): Belém;
Terça-Feira (9): Maravilha;
Quarta-Feira (10): Santana do Ipanema;
Quinta-Feira (11): Carneiros;
Sexta-Feira (12): Olho D’água das Flores;
Segunda-Feira (15): União dos Palmares;
Terça-Feira (16): São José da Laje;
Quarta-Feira (17): Colônia de Leopoldina;
Quinta-Feira (18): Joaquim Gomes;