Flagra: BYD King híbrido já está no Brasil e quer destronar o Corolla

Por Auto Esporte 01/04/2024 15h03
Por Auto Esporte 01/04/2024 15h03
Flagra: BYD King híbrido já está no Brasil e quer destronar o Corolla
BYD King em testes no Brasil - Foto: João Anacleto/A Roda

O Toyota Corolla terá um novo rival na categoria dos sedãs híbridos ainda em 2024. Trata-se do BYD King, modelo inédito que foi flagrado em testes no Brasil com camuflagem pesada. O sedã médio deve chegar às lojas em meados de junho por valores entre R$ 180 mil e R$ 200 mil.

Apesar da camuflagem, o visual do King híbrido já havia sido revelado pela BYD na China. Se trata de uma evolução do Qin Plus (lê-se “xin”), com uma proposta visual mais elegante e futurista. Assim como Song e Yuan, o novo sedã médio pertence à linha Dynasty.

BYD King será o novo sedã médio híbrido do Brasil — Foto: Autoesporte/Cauê Lira


Em comparação com o Qin, o King estreia nova grade frontal em formato de carretel, com linhas horizontais filetadas. Faróis e para-choque também são totalmente novos. A traseira mudou bastante, com as lanternas interligadas com acabamento fumê e uma tampa bem grande para o porta-malas. Ademais, o formato de sua carroceria se assemelha a um cupê.

O King é maior que o Qin Plus. Tem 4,78 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, ostenta 488 litros de capacidade.

Um assunto ainda nebuloso é a motorização. Ao que tudo indica, o King virá ao Brasil com motor 1.5 DM-i híbrido plug-in do Song Plus. A unidade desenvolve 260 cv de potência e 40 kgfm de torque ao combinar os propulsores a combustão e elétrico.

O conjunto de baterias tem 18,3 kWh de capacidade e proporciona autonomia de 100 km em modo elétrico. Segundo a BYD, o King pode marcar até 26,3 km/l com gasolina e percorrer 1.200 km com um tanque cheio em ciclo WLTP. Quando o sedã chegar ao Brasil, será avaliado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e deve ter números mais modestos.