Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue no centro de Arapiraca nesta terça-feira

Com o objetivo de assegurar bolsas de sangue em quantidade suficiente para atender a demanda, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza mais uma coleta externa. A ação vai ocorrer nesta terça-feira (19), na Praça Marques da Silva, no bairro Centro de Arapiraca, durante o horário das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Além de ter boa saúde e idade entre 16 a 69 anos de idade, para doar sangue é necessário pesar 50 quilos ou mais, segundo portaria do Ministério da Saúde (MS). Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação com foto.
De acordo com a supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes, para os voluntários que colocaram piercing ou fizeram maquiagem definitiva, micropigmentação ou tatuagem, há um impedimento momentâneo, pelo período de 12 meses. “Mas se os candidatos à doação de sangue ingeriram bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o ato voluntário, ficam impedidos momentaneamente de doar sangue", explica.
As doações de sangue ficam proibidas permanentemente, no caso das pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso dos doadores de sangue habituais, o procedimento pode ser repetido pelos homens após dois meses e, no caso das mulheres, o intervalo é de três meses, conforme portaria do MS.
Dengue
Quanto aos acometidos por dengue grave, é necessário esperar 180 dias após a recuperação completa. E se os voluntários tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é exigido que se respeite um prazo de um mês após o último contato sexual.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
