Hemoal cadastra doadores de medula óssea no Cesmac Maceió nesta sexta (15)

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta sexta-feira (15), o cadastro de candidatos à doação de medula óssea no Campus I do Centro Universitário Cesmac, situado à Rua Cônego Machado, no bairro Farol. A ação vai ocorrer das 8h às 12h, e visa aumentar o número de alagoanos cadastrados, que atualmente corresponde a 62.857 voluntários.
Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), o voluntário deve ter entre 18 e 35 anos e portar documentos como CPF ou RG, comprovante de residência e preencher um formulário. Na doação serão coletados 5 ml de sangue, cuja amostra passará por exame laboratorial para a extração do código genético.
"O código genético do doador será cruzado com os dos pacientes que precisam do transplante de medula óssea. Caso haja compatibilidade, o pretenso doador será convocado para realizar novos exames que atestem a compatibilidade", explicou a hematologista do Hemoal, Verônica Guedes.
A doação
Comprovada a compatibilidade, a doação de medula óssea será realizada, por meio de uma punção. O procedimento consiste na retirada de um líquido esponjoso, que será transplantado no portador de alguma doença hematológica, como a leucemia, a mais comum delas. Após 48 horas do procedimento, o voluntário já poderá retomar as suas atividades normais.
Últimas Notícias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 42 milhões

Lei passa a definir fibromialgia como deficiência em todo o país

“Pintou um clima": Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas

Hulk Hogan, ator e lenda da luta livre, morre aos 71 anos

Trio de árbitras brasileiras comemora chance na semifinal da Euro Feminina
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
