Cerca de 50 pessoas morreram envenenadas após tomar poção para provar não ter ligação com feitiçaria, em Angola
Cerca de 50 pessoas morreram envenenadas após tomar uma poção de ervas chamada “Mbulungo” para provar que não tinham relação com a feitiçaria, na Angola. Os casos aconteceram na comuna de Muinha, município de Camacupa, província do Bié, entre janeiro e fevereiro deste ano.
A vereadora Luzia Filemone deu uma entrevista a Rádio Nacional da Angola contando mais detalhes sobre as mortes e acusou os curandeiros tradicionais de administrarem a mistura mortal, segundo o jornal britânico Daily Mail.
— Mais de 50 vítimas foram forçadas a beber este líquido misterioso que, segundo os curandeiros tradicionais, prova se uma pessoa pratica ou não bruxaria — disse Filemone.
A crença na bruxaria ainda é comum em algumas comunidades rurais de Angola, apesar da forte oposição da igreja na ex-colônia portuguesa predominantemente católica. As mortes foram confirmadas pela polícia.
— É uma prática generalizada obrigar as pessoas a beber o suposto veneno por causa da crença na bruxaria — disse o porta-voz da corporação da província, Antonio Hossi, à uma emissora local.
Ainda de acordo com o Daily Mail, o país não tem leis contra a bruxaria, deixando que as comunidades lidem com a questão como acharem adequado. As alegações de feitiçaria costumam ser resolvidas por curandeiros tradicionais — ou “marabus”, fazendo com que o acusado ingira a bebida tóxica à base de ervas chamada “Mbulungo”.
O governador da província do Bié, Pereira Alfredo, visitou a localidade e se mostrou preocupado com o fenômeno, declarou o jornal local Angola 24 Horas.
— Não se pode permitir que tais práticas ainda continuem a desestabilizar a vida nas comunidades — enfatizou ele.
Últimas Notícias
PF cumpre mandados contra suspeitos de desviar R$ 45 milhões de contas
ASA homologa contrato definitivo de Alex Bruno
Atriz de 'Godzilla vs Kong' morre aos 18 anos
TSE mantém limite de R$ 133 mi para gastos de campanha presidencial
PF apreende carros de luxo em operação contra Careca do INSS
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab

