Hemoal cadastra doadores de medula óssea no Cesmac nesta sexta (15)

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta sexta-feira (15), o cadastro de candidatos à doação de medula óssea no Campus I do Centro Universitário Cesmac, situado à Rua Cônego Machado, no bairro Farol. A ação vai ocorrer das 8h às 12h, e visa aumentar o número de alagoanos cadastrados, que atualmente corresponde a 62.857 voluntários.
Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), o voluntário deve ter entre 18 e 35 anos e portar documentos como CPF ou RG, comprovante de residência e preencher um formulário. Na doação serão coletados 5 ml de sangue, cuja amostra passará por exame laboratorial para a extração do código genético.
"O código genético do doador será cruzado com os dos pacientes que precisam do transplante de medula óssea. Caso haja compatibilidade, o pretenso doador será convocado para realizar novos exames que atestem a compatibilidade", explicou a hematologista do Hemoal, Verônica Guedes.
A doação
Comprovada a compatibilidade, a doação de medula óssea será realizada, por meio de uma punção. O procedimento consiste na retirada de um líquido esponjoso, que será transplantado no portador de alguma doença hematológica, como a leucemia, a mais comum delas. Após 48 horas do procedimento, o voluntário já poderá retomar as suas atividades normais.
Últimas Notícias

Com trilha radical e sorteio de bike, 1º Pedal dos Brutos promete agitar Viçosa no dia 26 de outubro

Jovem morador de Estrela de Alagoas pode ser o primeiro caso de intoxicação por metanol no Estado

Criminosos utilizam nome da vigilância sanitária para aplicar golpes em academias de Maceió

Incêndio destrói apartamento no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca; assista

Balde de água fria: Apesar de ser afiliada, sinal da TV Asa Branca não foi transmitido pela Globoplay em Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

62 anos de Emancipação Política de Coité do Nóia

Inauguração do Supermercado São Luiz no bairro Massaranduba

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
