Farmácia de manipulação recebe autorização e poderá comercializar maconha medicinal em Arapiraca

Uma farmácia de manipulação localizada em Arapiraca poderá vender remédios que tem a cannabis (maconha) como base após ser autorizada pela Justiça de Alagoas nesta quarta-feira (13). A decisão é do juiz Manoel Cavalcante, da 18ª Vara Cível da Capital - Fazenda Pública.
A planta é utilizada na redução dos efeitos da quimioterapia e radioterapia em pessoas com câncer, além do tratamento de Alzheimer, dores crônicas, Parkinson, Alzheimer, epilepsia e glaucoma, por exemplo.
O estabelecimento localizado na Rua Estudante José de Oliveira Leite entrou com mandado de segurança preventivo, pois desejava comercializar os produtos manipulados ou industrializados sem ser autuado.
A empresa argumentou que a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o tema proíbe a fabricação e venda apenas em farmácias de manipulação.
"Com isso, a farmácia solicitou que fosse reconhecida a licitude da manipulação, comércio, aquisição de matérias-primas e insumos, com produtos lícitos derivados de cannabis, assim entendidos todos os que a autoridade sanitária federal regula em suas normativas", destacou a Justiça de Alagoas.
O juiz Manoel Cavalcante entendeu que "a resolução extrapola o poder regulamentar e cria restrição às farmácias de manipulação não previstas nas Leis Federais nº 5.991/1973 e 13.021/2014, ferindo o princípio da legalidade previsto na Constituição Federal".
Em sua decisão, o magistrado ressaltou que as autoridades não poderão aplicar sanções ou recusar a emissão de licenças e alvarás ao estabelecimento comercial.
Últimas Notícias

Quem era Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Maranata que morreu de problemas cardíacos

Com grande história no rádio alagoano, Romildo Freitas morre aos 91 anos

Brigado com Trump, Musk anuncia criação de 'Partido da América' e diz que 'não será difícil' rivalizar com republicanos e democratas

Mulher morre após cair de quase 100 metros durante prática de rapel no Sul de Minas Gerais

Jovem saiu de casa com principal suspeito antes de ser assassinado a tiros no bairro Primavera
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
