Doação de sangue após dengue: Hemoal orienta sobre prazos e medidas de segurança

Assim como as pessoas que tiveram Covid-19 e Influenza só podem se candidatar à doação de sangue 10 dias após a cura, àquelas acometidas pela dengue também devem aguardar um período específico. A normatização do prazo, que visa evitar a disseminação do arbovírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, consta na Nota Técnica 05/2024, expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).
Conforme a Nota Técnica, as pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa para se candidatar à doação voluntária de sangue. No caso daquelas que tiveram dengue grave, é necessário esperar 180 dias após a recuperação completa. E com relação aos voluntários que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é exigido que se respeite um prazo de 30 dias após o último contato sexual.
A diretora do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, ressalta que a emissão do comunicado da Anvisa, se baseia no fato de que há evidências científicas sobre o risco de transmissão da dengue através da transfusão sanguínea. Para se ter ideia, análises laboratoriais apontaram que, o paciente que recebe sangue contaminado pelo vírus da dengue, apresenta uma probabilidade correspondente a 38% de ser infectado e desenvolver a doença.
“Diante desta possibilidade, a Anvisa, por precaução, estipulou os prazos que resguardam o bem estar daqueles que necessitam de transfusões sanguíneas. Seguindo estas especificações, os pacientes que recebem sangue, não correm o risco de desenvolverem a dengue”, enfatizou Verônica Guedes.
Ainda de acordo com a diretora do Hemoal, no caso das pessoas que tomaram a vacina contra a dengue, a doação de sangue só é liberada 30 dias após receber o imunizante. Vale ressaltar que, em Alagoas, a vacina ainda não está disponível por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), devido à baixa incidência da doença, conforme informou o MS.
“Ainda quanto à relação dos prazos estipulados pela Anvisa para as pessoas que tiveram dengue e desejam doar sangue, é necessário chamar a atenção para o diagnóstico posterior à doação. Isso porque, no caso das pessoas que doarem e, 14 dias após, forem diagnosticadas com a doença, bem como, apresentarem febre ou diarreia, se faz necessário comunicar o fato ao Hemoal”, ressaltou Verônica Guedes.
Últimas Notícias

Paulo Dantas entra em licença para lua de mel e Ronaldo Lessa assume Governo de Alagoas

Polícia Civil indicia funcionário de correspondente bancário por desvio de R$ 850 mil em Olho D’Água das Flores

Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes é homenageado em Festa do Trabalhador da Cooperativa Pindorama

Polícia Civil começa a investigar mortes de gestante e bebê no Hospital Regional de Arapiraca

Mesmo após operação da PF,vereador Siderlane continuará recebendo salário de quase R$ 19 mil em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
