Discurso Acadêmico e racismo digital são tema de debate na Ufal Arapiraca

Na terça-feira, 19 de março, a partir das 8h30, acontece um colóquio sobre colonialismo digital na segunda edição do evento "O discurso acadêmico e o racismo digital".
A atividade tem o objetivo de agregar pessoas em torno da discussão sobre a condição do sujeito pesquisador negro e também sobre a produção epistemológica negra no âmbito acadêmico e a retração da academia em utilizar teóricos negros dentro do escopo bibliográfico dos conteúdos aplicados.
Realizada de forma híbrida, e coordenado pelas professoras Maria Ester Viegas e Raquel Cabral, a programação tem início com a exibição e discussão do documentário Coded Bias.
Este documentário investiga o viés nos algoritmos depois que a pesquisadora Joy Buolamwini, do MIT, descobriu falhas na tecnologia de reconhecimento facial. "Os mesmos algoritmos que facilitam aspectos da nossa vida também podem ter comportamentos racistas, machistas e/ou fortalecer sistemas autoritários de vigilância com o reconhecimento facial", explicam os organizadores do evento.
Após a exibição do filme será feito um debate com o professor Elson Santos Gomes Junior , do Instituto Federal Fluminense
(IFF), também de forma remota. O link da discussão será disponibilizado no dia do evento aos inscritos.
À tarde a programação acontece de forma presencial, com início às 14h, com debate sobre o racismo na TIC's [Tecnologia de Informação e Comunicação]. A palestrante será Natália Julieta Soares de Souza e a palestra acontece no auditório do Campus
Arapiraca.
Para participar, basta realizar inscrição no site do Sigaa.
Saiba mais
O evento atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), e pretende
semear a busca por conhecimentos inclusivos na formação do aluno egresso do curso de Ciências da Computação da Ufal, além de atender a agenda antirracista do Campus Arapiraca no entendimento de uma sociedade inclusiva.
"Esse evento é um espaço criado para que possamos discutir a condição do sujeito negro que pesquisa e é pesquisado dentro da Universidade. É um espaço de diálogo criado para que possamos minimizar o Epistemicídio no qual relegaram o povo negro, dentro e fora da universidade. Trata-se também de efetivação de um dos objetivos elencados a ser construídos dentro da agenda antirracista da coordenação do evento junto ao curso de Ciências da Computação no Campus Arapiraca", reforçam os organizadores.
Mais informações no perfil @eventoracismodigital.
Últimas Notícias

Bandidos em moto assassinam homem a tiros em Porto Real do Colégio

Câmera flagra homem nu segurando gato em via pública, em Arapiraca

Médico de UPA é demitido após receitar ibuprofeno de 2 em 2 horas a paciente

Fernando Collor já deixou o presídio e cumprirá prisão domiciliar em cobertura de luxo de frente para o mar em Maceió

Goleiro de futebol amador morre ao fraturar pescoço em queda de moto em Monteirópolis
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
