Casal e Águas do Sertão discutem construção de barragem em comunidade indígena

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, esteve, nessa quarta-feira (6), em visita à Aldeia Indígena Fazenda Canto, situada na área rural de Palmeira dos Índios, para discutir a construção de uma barragem para a comunidade Xukuru Kariri. O projeto visa aprimorar o sistema de irrigação utilizado pela agricultura familiar local, que deve beneficiar aproximadamente 1200 nativos, além de ampliar a oferta de água para o município.
Durante a visita, Luiz Neto, acompanhado do procurador federal, Eliabe Soares, do diretor-presidente da Águas do Sertão, Antônio Hercules Neto, do Coordenador Regional Nordeste I da FUNAI, Cícero Albuquerque, do representante da aldeia, Gesinaldo Xukuru Kariri, e de outros representantes locais, tratou da criação de um comitê com todos os órgãos envolvidos, bem como do plano de ação de compensação, que busca benefícios para a comunidade.
Além de percorrer a aldeia e analisar o local proposto para a barragem, o gestor da Casal interagiu com moradores, lideranças indígenas e autoridades locais, destacando a importância do projeto para o abastecimento de Palmeira dos Índios. “Com o apoio do Ministério Público Federal e de outros órgãos, podemos auxiliar a comunidade nos procedimentos de irrigação para as culturas nativas, com o objetivo de ampliar a oferta de água, promovendo saúde e qualidade de vida para todos”, ressaltou.
O diretor da Águas do Sertão reafirmou o compromisso da empresa com a demanda da comunidade indígena local. “A empresa está empenhada em iniciar os estudos preliminares, realizar visitas técnicas com o suporte da Casal e todos os órgãos envolvidos e retornar à aldeia nos próximos 60 dias para apresentar o escopo do projeto.”, completou.
Já o coordenador da Regional Nordeste I da FUNAI destacou a expressiva produção da Fazenda Canto entre as comunidades indígenas de Alagoas. “A barragem representa um antigo sonho que contribuirá para o desenvolvimento local. É fundamental para o indígena ter condições de vida, e a água desempenha função essencial nesse processo. O papel da Funai é mediar, apoiar e acompanhar, estabelecendo essa ponte entre a comunidade e as instituições”, concluiu.
O representante da aldeia explicou da importância da barragem que vai impulsionar a produção agrícola local, essencial para a sobrevivência da comunidade. “Aqui desenvolvemos piscicultura, hortaliças, macaxeira, batata, milho, inhame e banana, comercializando na feira livre de Palmeira dos Índios. É uma produção agroecológica, respeitando o meio ambiente, sem o uso de agroquímicos, proporcionando uma alimentação saudável para as crianças das escolas”, enfatizou.
Últimas Notícias

‘Cortei por cortar’, diz homem que alegou estar bêbado ao mutilar patas de cavalo

Operação prende suspeito de tráfico e cumpre mandados de busca em Santana do Ipanema

Polícia Civil investiga homicídio em posto de combustíveis em Maceió

Influenciador Gato Preto é preso pela PM após bater Porsche e fugir do local do acidente

Polícia Civil de Alagoas desarticula “tribunal do crime” e prende três suspeitos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
