Casal e Águas do Sertão discutem construção de barragem em comunidade indígena

Por redação com assessoria 07/03/2024 19h07
Por redação com assessoria 07/03/2024 19h07
Casal e Águas do Sertão discutem construção de barragem em comunidade indígena
A construção da barragem visa beneficiar aproximadamente 1200 nativos, além de ampliar a oferta de água para o município - Foto: Assessoria

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, esteve, nessa quarta-feira (6), em visita à Aldeia Indígena Fazenda Canto, situada na área rural de Palmeira dos Índios, para discutir a construção de uma barragem para a comunidade Xukuru Kariri. O projeto visa aprimorar o sistema de irrigação utilizado pela agricultura familiar local, que deve beneficiar aproximadamente 1200 nativos, além de ampliar a oferta de água para o município.

Durante a visita, Luiz Neto, acompanhado do procurador federal, Eliabe Soares, do diretor-presidente da Águas do Sertão, Antônio Hercules Neto, do Coordenador Regional Nordeste I da FUNAI, Cícero Albuquerque, do representante da aldeia, Gesinaldo Xukuru Kariri, e de outros representantes locais, tratou da criação de um comitê com todos os órgãos envolvidos, bem como do plano de ação de compensação, que busca benefícios para a comunidade.

Além de percorrer a aldeia e analisar o local proposto para a barragem, o gestor da Casal interagiu com moradores, lideranças indígenas e autoridades locais, destacando a importância do projeto para o abastecimento de Palmeira dos Índios. “Com o apoio do Ministério Público Federal e de outros órgãos, podemos auxiliar a comunidade nos procedimentos de irrigação para as culturas nativas, com o objetivo de ampliar a oferta de água, promovendo saúde e qualidade de vida para todos”, ressaltou.

O diretor da Águas do Sertão reafirmou o compromisso da empresa com a demanda da comunidade indígena local. “A empresa está empenhada em iniciar os estudos preliminares, realizar visitas técnicas com o suporte da Casal e todos os órgãos envolvidos e retornar à aldeia nos próximos 60 dias para apresentar o escopo do projeto.”, completou.

Já o coordenador da Regional Nordeste I da FUNAI destacou a expressiva produção da Fazenda Canto entre as comunidades indígenas de Alagoas. “A barragem representa um antigo sonho que contribuirá para o desenvolvimento local. É fundamental para o indígena ter condições de vida, e a água desempenha função essencial nesse processo. O papel da Funai é mediar, apoiar e acompanhar, estabelecendo essa ponte entre a comunidade e as instituições”, concluiu.

O representante da aldeia explicou da importância da barragem que vai impulsionar a produção agrícola local, essencial para a sobrevivência da comunidade. “Aqui desenvolvemos piscicultura, hortaliças, macaxeira, batata, milho, inhame e banana, comercializando na feira livre de Palmeira dos Índios. É uma produção agroecológica, respeitando o meio ambiente, sem o uso de agroquímicos, proporcionando uma alimentação saudável para as crianças das escolas”, enfatizou.