Operação Curupira aplica mais de R$ 130 mil em multas em APA no interior de Alagoas
A 26ª edição da Operação Curupira terminou com R$ 134,5 mil em autos de infrações em razão de irregularidades encontradas nos municípios que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) e a Estação Ecológica (ESEC) de Murici. A ação ocorreu entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março.
Além das 351 aves, seis carcaças de animais silvestres, duas pacas, dois quandu-mirim, espécie ameaçada de extinção, um teiú e um porco do mato caititu foram encontrados. Também foram apreendidas quatro espingardas, três armadilhas para tatus e 32 armadilhas de disparos, conhecidas como cano. Ao todo, houve a aplicação de 17 autos de infração por crimes contra a fauna.
A operação tem a participação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA-AL) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A APA de Murici é a maior unidade de conservação do estado em extensão e número de municípios reunidos. Possui uma área de 132.833 hectares, que abrange os municípios de Murici, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina, Ibateguara e União dos Palmares. Já a ESEC de Murici, corta os municípios de Flexeiras, Messias e Murici e conta com uma área de 6.116 hectares.
Últimas Notícias
Lotéricas ficam cheias em dia de sorteio da Mega da Virada
Explosão durante incêndio deixa bombeiros feridos em Sant’Ana do Livramento (RS)
PM-AL reduz em 47% as ocorrências de cativeiro de animais silvestres em 2025
Com disposição e alegria, corredores anônimos agitam a São Silvestre

