Menos de 1% dos moradores de Olho D'Água Grande e Tanque d'Arca, no Agreste, têm acesso à coleta de esgoto; veja dados do Censo
Nesta sexta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do Censo 2022 que revelam qual é a situação dos municípios brasileiros em relação ao saneamento básico e coleta de lixo.
No Agreste de Alagoas, boa parte da população ainda sofre com a falta de coleta de esgoto, assim como 24% dos brasileiros (49 milhões de pessoas).
Os números do Censo 2022 mostram que a cidade de Olho d'Água Grande é a última colocada da região nesse aspecto e apenas 0,37% da população tem acesso adequado ao serviço. A penúltima posição é ocupada por Tanque d'Arca, com 0,75% dos moradores.
As cidades de Maribondo (76,1%) e Cacimbinhas (61,04%) apresentam situação oposta e alcançaram os melhores índices do Agreste.
No entanto, Cacimbinhas lidera um ranking negativo. 65,63% dos habitantes não possuem banheiro em casa. Junqueiro (99,5%), São Brás (99,04%) e Arapiraca (98,71%) estão nas primeiras posições nesse quesito.
Quando o assunto é água canalizada, as primeiras colocadas são Maribondo (99,1%), Tanque d'Arca (98,93%) e Junqueiro (97,58%), enquanto as últimas são Cacimbinhas (26,93%) e Estrela de Alagoas (38,15%).
Outro serviço básico de extrema importância é a coleta de lixo. Em São Brás, alcança 97,57% da população e em Arapiraca 96,72%. Em Estrela de Alagoas e Traipu, somente 38,17% e 43,1%, respectivamente.
Últimas Notícias
Campanha de Multivacinação em Penedo encerra com balanço positivo e mais de 1,2 mil doses aplicadas
Deputado Daniel vota pela ampliação da licença-paternidade para 20 dias
Briga por patente: Justiça manda retirar totens de segurança de Alagoas e outros Estados por uso indevido de tecnologia
Arquidiocese de Maceió afasta três padres e abre processos penais canônicos; entenda o caso
Polícia Civil apreende dois adolescentes suspeitos de homicídio em Rio Largo; outro suspeito segue foragido
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

