Seagri busca parcerias para melhorar qualidade genética da mandioca em Alagoas
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) recebeu nesta quarta-feira (21) representantes das unidades da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Alimentos e Territórios (AL) e Tabuleiros Costeiros (SE) para apresentação do projeto Reniva, uma rede de multiplicação e distribuição de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária.
A secretária executiva da Agricultura Familiar, Renata Andrade, explicou que a ideia é buscar parceiros, a exemplo da Embrapa, para ampliar a produção dos agricultores familiares inseridos na cadeia produtiva da mandiocultura, podendo aumentar a renda dos produtores alagoanos.
“Conseguimos reativar ano passado a Câmara Produtiva da Mandioca e trazer o projeto Reniva para Alagoas é uma das demandas da cadeia produtiva. Estamos buscando parcerias para implantar esse projeto, que é importante para a agricultura de Alagoas, porque traz qualidade genética diferenciada para a mandiocultura do estado, com sustentabilidade econômica, social e sanitária. Ampliando a qualidade produtiva, podemos fomentar o acesso ao mercado para os agricultores”, ressaltou a secretária executiva.
A Rede Reniva se constitui na articulação de diferentes atores da cadeia produtiva da mandioca com o objetivo de produzir, em escala comercial, manivas-semente, ajudando a modernizar o parque produtivo do Brasil com materiais genéticos diferenciados, com assertividade produtiva, alta taxa de multiplicação, capacitação de manipueiros (produtores) e possibilidade de implantação de viveiros para produção em larga escala. Em um ano, é possível produzir 15 mil mudas de mandioca.
“Temos ambiente favorável para o projeto em Alagoas, com a Câmara da Mandioca constituída, assistência técnica garantida pela Emater, parceria forte da Secretaria de Agricultura e do Governo do Estado, além do Ministério da Agricultura. Vai ofertar aos agricultores de forma geral o acesso à material genético de qualidade”, afirmou o pesquisador da Embrapa, Antônio Santiago.
Também participaram da reunião a gerente de Acesso a Mercados da Seagri, Kellyane Pereira, o presidente da Câmara Produtiva da Mandioca em Alagoas, Aldo Viturino, representantes das Superintendências regionais dos ministérios da Agricultura (MAPA) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Emater Alagoas, da Unicafes Alagoas e Banco do Nordeste.
Últimas Notícias
Idoso de 74 anos morre após voo da Gol sofrer falha no ar-condicionado e pousar em Belo Horizonte
Após irregularidades, IMA suspende licença da Braskem para demolições no Pinheiro, em Maceió
Reitor da Ufal destaca edição da Bienal como a mais inclusiva da história de Alagoas
Bebê de Menos de 1 Ano é encontrado morto em caixa d'água na zona rural de Coruripe
Aulão Bora Vencer mobiliza mais de 2.500 estudantes em Maceió e encerra turnê de sucesso em Alagoas
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Deputado Daniel Barbosa lança livro na Casa da Cultura

