Sesau realiza reunião para avaliar situação da dengue e da Covid-19 em Alagoas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quarta-feira (21), um reunião para analisar a situação da dengue e da Covid-19 em Alagoas. Durante o encontro, que ocorreu na sede da pasta, em Maceió, os técnicos discutiram as medidas a serem adotadas no período de sazonalidade do mosquito Aedes aegypti, e os cuidados para não contrair o novo coronavírus.
O chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas, infectologista Renee Oliveira, destacou que, com relação à dengue, embora os casos da doença tenham diminuído no ano passado em Alagoas, é fundamental evitar a proliferação do mosquito transmissor. “A população não deve deixar de realizar o trabalho de prevenção contra o Aedes aegypti, pois é nas residências que, na maioria das vezes, acontece à proliferação. Evitar o acúmulo de garrafas vazias, pneus, vasos de plantas e baldes são fundamentais para garantir a segurança de todos”, destacou.
Ele explicou que a sazonalidade é a combinação de fatores climáticos, como o aumento da temperatura e a presença de chuvas, que criam condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Nós temos no Brasil a circulação de quatro sorotipos de dengue. Em Alagoas, o maior número de casos são do tipo 1 e 2, mas o país vem registrando um aumento no número de casos do tipo 3, que é o mais grave. Portanto, nossa preocupação é que esse sorotipo comece a circular no Estado. Com isso, alertamos a população deve se atentar para receber os agentes de endemias municipais em suas casas, uma vez que eles fazem o trabalho de busca ativa dos focos do vetor, bem como, o seu combate, além de prestarem orientações”, salientou o infectologista. Covid-19.
De acordo com Renee Oliveira, é importante reforçar junto à população a importância da atualização do calendário vacinal, especialmente em idosos e crianças. “É necessário se conscientizar e adotar medidas de cuidado que auxiliam não apenas a manter a própria saúde, como também, ajudam a proteger a população, quebrando a cadeia de infecção das doenças respiratórias e, principalmente, da Covid-19”, disse.
Entre as medidas consideradas essenciais estão o uso de máscaras que cobrem o nariz e boca. Também é necessário manter uma boa ventilação nos ambientes fechados, higienizar as mãos com álcool 70% ou água e sabão. “Contudo, é necessário tomar todas as vacinas preconizadas contra a Covid-19 para evitar o adoecimento ou as formas graves, que levam à hospitalização e ao óbito", reforçou Renee Oliveira.
Últimas Notícias
Homem é preso por tráfico após tentar se livrar de sacola com drogas, em Arapiraca
Condutor avança sinal vermelho e é detido após perseguição policial, em Arapiraca
Idoso de 95 anos morre após engasgar durante refeição em Arapiraca
Homens são presos por receptação de motocicleta furtada em Arapiraca
Com ciúmes do marido, mulher é detida por usar faca para ameaçar rival dentro de restaurante em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança

