Samu recebe quase 600 trotes durante o carnaval em Alagoas
No período de carnaval, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 590 trotes. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (15), considera os dados colhidos nas centrais de Maceió e Arapiraca.
Ao todo, as equipes médicas efetuaram 469 orientações e receberam 2.963 ligações. Foram 98 casos clínicos - crises hipertensivas, dores diversas e mal-estar - e quatro casos de agressões por arma de fogo e arma branca. As vítimas de acidentes de trânsito (carros, motos e atropelamentos) somam 85.
Segundo o Samu, as orientações são aquelas em que a solicitação refere-se, geralmente, aos casos clínicos sem gravidade. Entre eles febre em crianças, desmaios, vômitos e ferimentos com sangramentos leves.
Quando há acionamentos sobre convulsões, por exemplo, é mais importante a orientação do médico por telefone do que o deslocamento de uma equipe. "Isso porque uma crise epiléptica, por exemplo, demora entre 5 a 15 minutos em crise, enquanto o deslocamento de uma equipe para o local, pode demorar mais do que 15 minutos", explicou a enfermeira Beatriz Santana, coordenadora geral do Samu.
Últimas Notícias
Rodovias federais não registram mortes e têm queda de 40% em feridos graves
Polícia Científica identifica corpo encontrado em açude no município de Ibateguara
Samu registra mais de 6,5 mil acidentes com motos em Alagoas
Tribunal de Justiça de Alagoas suspende proibição de críticas de Lelo Maia à agentes da SMTT

