'Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila': Maceió vai para a sapucaí no desfile da Beija-Flor
Pela primeira vez na história Maceió foi tema de samba enredo de uma escola de samba no Rio de Janeiro. Na noite deste domingo (11) a Beija-Flor de Nilópolis levou a capital alagoana para a Marquês de Sapucaí com o tema: Um delírio de Carnaval de Maceió de Rás Gonguila. O prefeito JHC prestigiou o desfile acompanhado da primeira-dama Marina Candia.
“Esse desfile representa o resgate da nossa cultura, da nossa história, mostrando Maceió não só para o Brasil, mas para o mundo. O desfile passa em quase 200 países, levando nossas tradições e nossas belezas. Sem dúvidas, esse momento marcará a história da nossa querida Maceió, refletindo positivamente no turismo e na nossa economia”, destacou o prefeito JHC.
O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco João Victor Araújo, que contou a história de Rás Gonguila, engraxate que nasceu como Benedito dos Santos, em meados do início do século passado, em Maceió. Os relatos mais antigos sobre Rás Gonguila remetem à década de 1930, quando fundou a agremiação Cavaleiro dos Montes, que fez história na capital alagoana.
Como engraxate, Gonguila ganhava a vida trabalhando com sua cadeira estacionada nas proximidades do Café do Cupertino, no Ponto Central de Maceió. E foi justamente isso que o ajudou a ser figura importante do carnaval alagoano.
O público que foi prestigiar a primeira noite de desfiles do Rio de Janeiro pode conhecer, além da história de Rás Gonguilla, a cultura de Maceió. Os carros alegóricos levaram a renda, os folguedos e a tradição da capital alagoana para a Sapucaí.
Mais de três mil pessoas participaram da apresentação, entre eles, os filhos de Rás Gonguilla, influenciadores digitais alagoanos, o cineasta Cacá Diegues, e as rendeiras do Pontal da Barra.
A Beija-Flor de Nilópolis é uma das escolas mais tradicionais do Rio de Janeiro. Com a cultura alagoana em destaque, a escola espera conquistar o 15º título da história.
Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro contam com transmissão ao vivo da TV Globo e cobertura de mais de 150 veículos de comunicação do Brasil e do mundo.
Últimas Notícias
Segurança leva o programa “SSP nos Municípios” à cidade do Pilar e apresenta serviços à gestão local
Operação da Polícia Militar prende três suspeitos de tráfico de drogas em Rio Largo
Fung-wong: Filipinas emitem alerta de tempestades mortais por tufão
Mais de 96 mil estão inscritos em Alagoas para o Enem a partir de domingo (9)
Homem perde R$ 1 mil em golpe do “falso amigo” em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega nova praça e Arapiraquinha no Jardim Esperança
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

