Prefeitura leva Ala Antirracista para o Carnaval de Maceió
Como parte dos trabalhos da Comissão de Igualdade Racial, a Prefeitura de Maceió levou, no domingo (11), para a orla da Pajuçara e Ponta Verde, a Ala Antirracista no Bloco Nêga Fulô. A iniciativa é mais uma estratégia de conscientização da Campanha Maceió é Massa Sem Racismo para alertar, conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater o racismo, em todos os lugares.
A Ala Antirracista é pioneira e trabalha o tema Racismo não é fantasia de Carnaval. Arisia Barros, coordenadora de Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió, destaca a importância da ação na luta para se combater o racismo. “Estamos ocupando a rua e levando conscientização para as pessoas. É preciso sim respeitar as diferenças, a busca pela liberdade passa por este respeito. A Ala foi aberta para quem quer se aliar a causa, pessoas que entendem que o racismo é perverso e precisa ser combatido”, disse Arísia.
"Ter esta ala e o trabalho de conscientização contra o racismo é fundamental nesta luta por igualdade e respeito. No Carnaval muita gente ainda usa fantasias que fazem referência ao racismo e isso precisa ser combatido", destacou Vânia Gatto, representante do Coletivo de mulheres pretas periféricas.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Dr. Cleber Costa, prestigiou o desfile. "O Carnaval também é sim local para se discutir pautas importantes. Estamos aqui falando sobre combate ao racismo, respeito e inclusão", afirmou.
Durante a passagem do bloco houve a distribuição de material educativo da Campanha Maceió é Massa sem Racismo.
Intérpretes traduziram marchinhas e músicas de Carnaval para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). "Tudo isso fala sobre inclusão". A Prefeitura tem trabalhado, em todos os eventos, para oferecer inclusão e acessibilidade. Estar presente também no Carnaval somente reforça este compromisso", disse Roberta Rafaele, intérprete de Libras.
Sobre o bloco
O Bloco Nega Fulô foi criado por Carlito Lima em 2016. Desde sua estreia no Carval, o grupo tem trabalhado temas importantes e levado discussões para a avenida.
Além do Nêga Fulô, desfilaram na orla os Bonecos Gigantes e os blocos Jararaca, Forrozeiros na Folia e Só vai quem chupa.
Últimas Notícias
Homem é encontrado morto em quarto de motel em Arapiraca
Militar, autor de feminicídio de enfermeira em Penedo, é localizado em Feliz Deserto e preso
Thiaguinho e Carol Peixinho emocionam fãs ao mostrar o rosto do filho Bento em fotos inéditas
Um em cada dez policiais penais teve diagnóstico de depressão, diz estudo
Governo de Alagoas firma patrocínio de R$ 2,5 milhões com o ASA
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Black Friday 2025

