História de Maceió será exaltada em desfile da Beija-Flor, com o enredo 'Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila'
Maceió será o destaque do Desfile da Escola de Samba Beija Flor, na noite de hoje, domingo, 11, a partir das 23h, na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Com o enredo “Um delírio de carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, a escola promete um espetáculo digno do lendário Joãosinho Trinta, carnavalesco histórico da agremiação.
O desfile mergulha nas referências do tema e quer exibir Maceió para o mundo a partir da vida do homenageado: um engraxate que se declarou rei e revolucionou o carnaval de Alagoas.
A escola irá exaltar, a beira-mar, as cores dos folguedos e a história da Capital alagoana.
De acordo com o carnavalesco João Victor Araújo, o desfile juntará a herança africana de Alagoas e a tradição da escola da Baixada Fluminense. “Gonguila é um personagem fabuloso, solar, apaixonado pelo carnaval e pela folia do centro de Maceió. Ele se declarou parte da realeza da Etiópia. Isso é carnaval na veia”, afirma.
“Alagoas é, segundo as pesquisas, um dos estados com um dos maiores números de representações culturais do país. Isso dá uma mostra da riqueza que o desfile da Beija-Flor vai trazer para a avenida”, completa Rodrigo Hilário, enredista da escola.
João Victor Araújo diz que a expectativa da escola de samba com o enredo de Maceió é conquistar seu 15º título no carnaval do Rio de Janeiro. Ele adianta detalhes e promete que o público, no sambódromo e em todo o Brasil, vai se surpreender.
“A gente começa com o Quilombo dos Palmares, que é a origem do Gonguila, para para o carnaval de Maceió, quando ele funda o bloco Cavaleiro dos Montes, aí vem a corte Etíope, que é a terceira parte do desfile, o delírio, o surto, quando ele decide colocar uma coroa na cabeça. Depois, a gente convoca a corte Nilopolitana para conhecer essa figura ilustríssima de Maceió, junto com brincantes de folguedos, do reisado. E, no final, a gente promove um grande banho de mar à fantasia, um carnaval na orla da Pajuçara”, adianta João Victor.
Últimas Notícias
SP: incêndio atinge comunidade em Santos
Mesmo com medida protetiva, mulher é vítima de feminicídio no Rio
Gestores escolares discutem diretrizes para Jornada Pedagógica 2026
Seu Boinha entra em quadro gravíssimo e tem risco de morte
Copa do Brasil 2026: veja valores da premiação por cada fase do torneio
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
29ª edição do Raízes de Arapiraca

