Sesau celebra acordo de colaboração com Arsal para fiscalizar sistemas de abastecimento de água

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) firmou um acordo de cooperação com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), com o objetivo de oferecer apoio técnico operacional para questões de vigilância ambiental. A parceria entre o órgão e a autarquia busca elevar a qualidade dos sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento básico no estado.
O acordo de colaboração prevê que a Sesau vai realizar o cadastramento no Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) de todos os sistemas de abastecimento. Além disso, a pasta da saúde estadual irá disponibilizar à ARSAL acesso aos dados fornecidos pelas prestadoras reguladas pela agência, bem como orientar sobre o uso do sistema à equipe indicada pela autarquia.
A Sesau vai inspecionar, ainda, conjuntamente com a equipe designada pela ARSAL, os sistemas de abastecimento de água regulados e fiscalizados pela autarquia. A secretaria também vai emitir relatórios sobre a qualidade da água fornecida pelas prestadoras dos serviços de abastecimento de água regulados pela ARSAL, em frequência mensal.
Também conforme o termo de cooperação, a Sesau irá fornecer orientação técnica quanto aos cuidados a serem adotados para correção de eventuais inadequações e/ou para prevenção de situações de risco no tocante à qualidade da água de consumo humano. A pasta também vai promover a manutenção dos laboratórios de análises de água e realizar exames físico-químicos e bacteriológicos de amostras de água nos pontos dos sistemas de abastecimento de água regulados e fiscalizados pela ARSAL.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, parcerias entre todos os órgãos do Estado são importantes para elevar a qualidade dos serviços prestados à população. “O governador Paulo Dantas sempre destaca que precisamos estar unidos em prol do melhor para o povo alagoano. Essa colaboração com a Arsal vai resultar em benefícios para todos e estamos muito entusiasmados com essa cooperação”, ressaltou o secretário.
Vale destacar que esse acordo de cooperação não envolve a celebração de comodato, ou seja, a doação de bens ou outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial entre os órgãos. Além disso, a parceria não prevê qualquer tipo de transferência ou delegação de competência legal entre os envolvidos.
Últimas Notícias

Bolsonaristas levam a Motta proposta para salvar mandato de Eduardo nos EUA

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Governo de Alagoas investe mais de R$ 24 milhões na construção de duas novas Escolas do Coração

Economia criativa, cultura e conexões: Carambola em Formação acontece em Maceió de graça em setembro

'Não abro mão de representar AL na Câmara Federal', reforça Daniel Barbosa
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
