Governador Paulo Dantas propõe reestruturação do Porto de Maceió em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos
Em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta quarta-feira (07), o governador Paulo Dantas defendeu a reestruturação do Porto de Maceió. A iniciativa visa a construção de uma área específica para contêineres e a ampliação do calado, proporcionando avanços significativos na operação portuária.
Durante o encontro, o governador enfatizou a importância de criar uma estrutura capaz de atrair novos produtos que, atualmente, acabam indo para o Porto de Suape, em Pernambuco.
“Alagoas necessita ampliar a capacidade do Porto de Maceió para que receba mais que líquidos e granéis e passe a captar novos produtos, tornando-se mais competitivo. Com isso nós fortalecemos a nossa economia, baixamos os custos de produção e de exportação”, destacou.
O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a importância de avançar na diversificação das operações do porto, saindo dos granéis e líquidos. Ele instou o governo a identificar novas áreas de captação e provocar o avanço do porto alagoano.
“Alagoas tem grande potencial econômico em diversas áreas e sua costa marítima tem as melhores condições para que a capacidade do porto seja ampliada e fortaleça sua economia, elevando o patamar do estado. Solicitei ao governador que encaminhe nas próximas semanas o projeto de ampliação para que o Ministério possa viabilizar o quanto antes”, disse.
O ministro sugeriu ao governador Paulo Dantas que seja assinado, entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Governo de Alagoas, um Termo de Compromisso para sinalizar ao mercado e facilitar a atração de novas empresas.
A Secretária da Fazenda, Renata dos Santos, destacou a necessidade de um espaço dedicado a contêineres para impulsionar o desenvolvimento do estado.
“A limitação atual reflete na economia do estado, influenciando no escoamento e na recepção da produção, que acabam indo para outros portos, elevando os custos. Com a área de contêineres, Alagoas passaria também ter uma capacidade de receber navios com outros tipos de cargas, aumentaria a capacidade e a concorrência”, enfatizou.
O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a importância de avançar na diversificação das operações do porto, saindo dos granéis líquidos. Ele solicitou do governo que identifique novas áreas de captação com o propósito de provocar o avanço do porto alagoano.
Além da reestruturação do Porto de Maceió, o governador anunciou a conclusão da primeira fase do aeroporto de Maragogi ainda este ano. Os estudos para a requalificação do aeroporto de Penedo também estão em fase final, conforme anunciado durante a reunião, recebendo comemoração do ministro.
Em um próximo passo, ficou acordado que, em março, o ministro Silvio Costa Filho realizará uma visita ao Porto de Maceió e o Aeroporto de Maragogi. Nessa ocasião, serão anunciados os investimentos planejados para o porto.
Últimas Notícias
Cantor Toni Garrido se envolve em acidente e agente fica ferido no RJ
Jovem morto em acidente na AL-115 é identificado em Arapiraca
Mistério assustador: pé humano é encontrado abandonado em área de Maceió
Suspeitos de homicídios em Alagoas são presos com arma e drogas em Minas Gerais
Colisão deixa vítima presa em veículo na AL-487, em Traipu
Vídeos mais vistos
Assinatura de Ordem de Serviço Vale do Perucaba
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Lançamento da 2ª edição do livro sobre os 100 anos de Arapiraca

