Avião de Lula tem decolagem interrompida e dá meia volta em Congonhas

Conhecido como “Aerolula”, o jato VC-1 Airbus A319CJ da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde deste domingo precisou abortar a decolagem no aeroporto de Congonhas (SP). O petista retornava a Brasília após passagem pela capital paulista para cumprir agenda na sexta.
A ocorrência foi posteriormente sanada e o voo prosseguiu normalmente, aponta a FAB. Imagens obtidas pelo portal especializado em aviação "Golf Oscar Romeo" mostram que o avião deu meia volta na pista e retornou ao pátio militar, cerca de 20 minutos antes de enfim decolar.
A concessionária Aena, que administra o Aeroporto de Congonhas, foi procurada pelo GLOBO, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação da reportagem.
Na sexta-feira, Lula participou do evento de anúncio de uma parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para a construção do túnel submerso que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá.
Segundo a Força Aérea Brasileira, o VC-1 é uma aeronave militar designada especialmente para cumprir a missão de transportar com segurança o Presidente da República para diversas localidades do Brasil e do exterior.
O vetor possui um desempenho que permite a operação em diferentes aeródromos, o que possibilita uma versatilidade no transporte presidencial, tanto por operar em pistas mais curtas e estreitas, bem como por realizar voos de longa duração.
O avião militar tem, no entanto, 18 anos de uso e se aproxima da metade do ciclo de vida, o que exigirá passar por um processo de reformulação.
Foi com o Aerolula que o presidente viajou ao Japão, no mês passado. Para este trajeto, ele precisou fazer duas escalas, em Guadalara (México) e no Alaska (EUA). A viagem foi considerada cansativa para Lula, que tem 77 anos.
Também por isso, ele deseja uma aeronave com maior autonomia de voo, que não exija muitas escalas para abastecimento e mais espaço para acomodar convidados, o que tem sido estudado pela FAB, conforme mostrou O GLOBO.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
