Sesau alerta sobre cuidados com a saúde para evitar o derrame

Por Assessoria 05/02/2024 14h02
Por Assessoria 05/02/2024 14h02
Sesau alerta sobre cuidados com a saúde para evitar o derrame
Sesau - Foto: Assessoria

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) alertou sobre a importância de tomar cuidado com a saúde e evitar o acometimento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame. A doença é uma das que mais mata no Brasil e no mundo, além de causar incapacidades físicas nos pacientes.

Segundo o órgão, Alagoas foi pioneira no país na criação de uma rede de cuidados exclusiva para tratar pessoas acometidos pelo problema. O Programa AVC Dá Sinais foi criado em agosto de 2021 e já beneficiou milhares de alagoanos, através de um aplicativo de telemedicina, que agiliza o diagnóstico.

Além disso, ainda de acordo com a Sesau, o estado conseguiu reduzir em 5% a taxa de mortalidade na rede pública de saúde, na comparação entre 2022 e 2023.

O coordenador do Programa AVC Dá Sinais, neurologista Matheus Pires, destacou que o Acidente Vascular Cerebral pode ser isquêmico, que ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Ele também pode ser hemorrágico, no momento em que há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Contudo, o tipo isquêmico é o mais comum e representa cerca de 85% de todos os casos.

“O AVC sempre é causado por algum distúrbio ou por outra doença. Temos diversos fatores de risco causadores. Os principais são hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, sedentarismo, algumas arritmias cardíacas e outras causas, como o uso de drogas e algumas doenças hematológicas, que comprometem a produção dos componentes do sangue”, disse o neurologista.

Matheus Pires também destacou que é possível prevenir a maioria dos fatores de risco que aumentam as chances de um AVC. Estima-se que cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados se as pessoas controlassem muitos desses fatores. "Para isso, a recomendação inicial é focar na prática de atividades físicas e em uma alimentação mais balanceada e saudável", frisou o médico