Nise no Frevo: Sesau garante apoio psicológico e acolhimento para foliões nas prévias carnavalescas no Jaraguá

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu a primeira edição da “Nise da Silveira no Frevo” durante as prévias carnavalescas de 2024 no bairro do Jaraguá, em Maceió. A ação foi realizada em parceria com diversos órgãos do Estado e buscou assegurar apoio psicológico e assessoria jurídica para todos os foliões que foram curtir os blocos de rua no local.
Em uma estrutura montada em frente ao Coreto de Jaraguá, diversos profissionais da Sesau ficaram à disposição dos foliões para acolher pessoas que precisam de apoio psicológico, bem como, vítimas de assédio sexual. Além disso, foram distribuídos kits com preservativos e materiais impressos que buscaram conscientizar as pessoas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importunação sexual.
A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, pontuou que a iniciativa “Nise no Frevo” representou um marco da Sesau nas prévias carnavalescas. “A ideia é que pudéssemos orientar e cuidar das pessoas também neste momento de festa. Montamos uma Sala Lilás para atender às mulheres vítimas de importunação sexual e também uma Sala Amarela para o acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico”, salientou.
A gerente de Ações Estratégicas da Sesau, Rhaissa Paz, destacou que a pasta sempre busca abordar a prevenção e oferecer os mais diversos serviços de saúde para a população de Alagoas. “Preparamos uma estrutura para acolher quem precisou de cuidados psicológicos e ainda para atender as vítimas de importunação sexual. Nosso objetivo foi não só conscientizar os foliões, mas, também, garantir todo o apoio necessário para todas as mulheres”, disse Rhaissa Paz.
A gerente da RAV, enfermeira Thaylise Brito, frisou que o objetivo da ação foi unir vários órgãos do Estado para garantir a segurança das pessoas, especialmente mulheres, durante as festas. “Essa ação multissetorial buscou não só acolher as vítimas, mas também combater a violência sexual durante as prévias carnavalescas, garantindo que este momento de alegria pudesse ser aproveitado por todas as mulheres da melhor maneira”, disse.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a iniciativa demonstrou o compromisso de garantir a saúde e a segurança dos alagoanos em todos os momentos. “Sempre que possível, buscamos unir esforços com outras secretarias e órgãos do Estado para levar diversos programas para os alagoanos. Essa ação é mais uma prova de que o Governo de Alagoas está unido em nome da prevenção e do cuidado de todos”, reforçou o gestor.
Profissionais da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) da Sesau e Rede de Atenção às Violências (RAV) estiveram presentes no local durante todo o evento. A ação foi realizada por meio de uma parceria da Sesau com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), RAV e a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal). A Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e a Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) também participaram da iniciativa.
Últimas Notícias

Com apoio do Governo de Alagoas, atletas do Anthares brilham na Copa Norte-Nordeste de Esgrima

Vídeo. Mulher é encontrada morta em terreno do antigo Clube dos Fumicultores, em Arapiraca

Suspeito de matar criança morto em confronto com a PM era responsável pelo armamento do PCC em Alagoas

Inmet mantém alerta de chuva para 19 cidades de Alagoas até terça-feira (15)

Ronda no Bairro registra flagrantes por uso de drogas, direção perigosa e roubo no fim de semana em Maceió
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
