Banhistas relatam sentir 'enjoo, falta de ar, febre e dor no corpo' após intoxicação em praia alagoana

Por Redação 02/02/2024 12h12
Por Redação 02/02/2024 12h12
Banhistas relatam sentir 'enjoo, falta de ar, febre e dor no corpo' após intoxicação em praia alagoana
Maré Vermelha muda tonalidade e odor da água do mar - Foto: Ilustração

O fenômeno Maré Vermelha foi registrado na Praia de Carro Quebrado, no município da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas e está causando diversos transtornos para banhistas e turistas. Em menos de 12h foram registrados quase 200 atendimentos médicos por intoxicação na Maré Vermelha.

Dentre os sintomas relatados estão enjoo, diarreia e secura nos olhos, falta de ar, tremores e irritação na pele e nos olhos.

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) recomendou que banhistas evitem entrar no mar se a água estiver com cor ou odor diferentes.

No caso de aparecimento de sintomas após o banho de mar, a orientação é procurar uma unidade de saúde.

O caso está sendo analisado pelo IMA e pela UFAL. "Os técnicos não conseguiram identificar as manchas avermelhadas na água do mar que caracterizam a maré vermelha, mas realizaram a coleta", informou o IMA. O laudo deve ficar pronto em até 10 dias úteis.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Maré Vermelha é causada pelo crescimento excessivo de algas, que liberam algumas toxinas, que pode ser causado pelo aumento da temperatura da água, aumento da salinidade e de outros fatores.