Criança morre e mãe diz que filho não foi atendido por febre inferior a 39 graus

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) abriu sindicância para apurar os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, após a morte de um menino de 1 ano e 3 meses.
Segundo Natália Bastos, mãe de Brayan Bastos, o garoto foi levado para o Hospital da Criança na quarta-feira (24) após apresentar febre. No local, ela foi informada que o menino não poderia ser atendido porque estava com temperatura de 38.4 graus, abaixo do exigido pelo protocolo da unidade: a partir dos 39 graus.
De acordo com Natália Bastos, ela foi orientada a levar o filho para a UPA de Feira de Santana, que fica próxima do HEC. O garoto piorou, teve uma convulsão e morreu na sexta-feira (26).
“A gente chegou no HEC, pegaram o oxímetro e aferiram a temperatura dele. Estava em 38.4 e a moça que estava realizando a triagem me informou que no HEC só estavam atendendo a partir dos 39 graus ou casos mais graves”, contou a mãe de Brayan.
Natália Bastos contou que ao chegar na UPA, o menino recebeu medicamentos na veia. “Na primeira medicação ele ficou normal, mas ninguém ficou observando. Eu até mencionei que Brayan nunca tinha tomado medicação na veia”.
“Quando a medicação foi trocada, instantaneamente ele começou a agonizar nos meus braços. De repente Brayan desfaleceu nos meus braços, instantaneamente”, relembrou.
A mãe do menino afirmou ainda que o menino ficou pálido e com a boca roxa.
“Coloquei ele na maca, comecei a gritar: ‘meu filho não está respirando’. Os enfermeiros ficavam chamando uns aos outros e eu mesma comecei a fazer a ressuscitação de Brayan”, afirmou.
Natália Bastos disse ainda que acredita que o atendimento demorou por causa do “despreparo e da inexperiência da equipe de enfermagem”.
“A médica também demorou e depois de uns 40 minutos, nós já estávamos no HEC, mesmo hospital que eu tinha ido primeiro. Eles transferiram para o HEC, não me deixaram ficar nem na recepção e depois a médica me falou que Brayan já tinha chegado lá sem os sinais vitais”, relatou a mãe do menino.
A família do menino informou que vai acionar a Sesab na Justiça.
Últimas Notícias

Urgente: Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor de Mello

Mulher morre após inalar mistura de produtos de limpeza durante faxina no banheiro

Câmara cassa mandato do deputado Chiquinho Brazão

Nestlé é autuada pelo Procon-SP por publicidade enganosa em rótulos de produtos

Bolsonaro apresenta piora clínica e vai passar por novos exames, diz boletim médico
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
