Brasil registra 1º caso de sarampo importado desde 2022
O Rio Grande do Sul confirmou, nessa quinta (25/1), o registro de um caso importado de sarampo: o paciente é um menino de 3 anos que chegou do Paquistão no dia 27 de dezembro de 2023. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a criança não estava vacinada.
Este é o primeiro caso de sarampo confirmado no país desde junho de 2022, e o primeiro do estado desde abril de 2020. Ele acende um alerta sobre a importância da vacinação contra a doença. Reino Unido, Estados Unidos, México e Portugal emitiram alertas sobre a preocupação com o aumento de casos nas últimas semanas.
O menino chegou ao Brasil por São Paulo em 26 de dezembro e viajou para o Rio Grande do Sul no dia seguinte. Neste período, ele ainda não estava transmitindo a doença. A família procurou atendimento médico em 2 de fevereiro, após a criança apresentar dor abdominal e febre.
Ele foi hospitalizado e permaneceu em isolamento até o dia 15. Exames de sorologia do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Rio Grande do Sul e de biologia molecular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, confirmaram a infecção por sarampo. A criança passa bem e os familiares não apresentaram sintomas.
De acordo com o Cevs, o município monitora atendimentos de pacientes com febre, erupção cutânea, tosse, coriza ou conjuntivite sem identificação de caso suspeito.
Últimas Notícias
Artistas de Alagoas, Pernambuco e Bahia disputam votação popular para o Vozes do Velho Chico 2026
Casas Bahia fecha 298 lojas e pode demitir quase 3 mil funcionários
Corpo encontrado em rio pode ser de jovem desaparecida em Matriz de Camaragibe
Anvisa proíbe produtos que prometem "efeito" de canetas emagrecedoras e chá que "desintoxica" sangue
Homens armados se passam por policiais, invadem oficina e incendeiam veículo em Delmiro Gouveia
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab

