Brasil registra 1º caso de sarampo importado desde 2022

Por Metrópoles 26/01/2024 14h02
Por Metrópoles 26/01/2024 14h02
Brasil registra 1º caso de sarampo importado desde 2022
Sarampo - Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul confirmou, nessa quinta (25/1), o registro de um caso importado de sarampo: o paciente é um menino de 3 anos que chegou do Paquistão no dia 27 de dezembro de 2023. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a criança não estava vacinada.

Este é o primeiro caso de sarampo confirmado no país desde junho de 2022, e o primeiro do estado desde abril de 2020. Ele acende um alerta sobre a importância da vacinação contra a doença. Reino Unido, Estados Unidos, México e Portugal emitiram alertas sobre a preocupação com o aumento de casos nas últimas semanas.

O menino chegou ao Brasil por São Paulo em 26 de dezembro e viajou para o Rio Grande do Sul no dia seguinte. Neste período, ele ainda não estava transmitindo a doença. A família procurou atendimento médico em 2 de fevereiro, após a criança apresentar dor abdominal e febre.

Ele foi hospitalizado e permaneceu em isolamento até o dia 15. Exames de sorologia do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Rio Grande do Sul e de biologia molecular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, confirmaram a infecção por sarampo. A criança passa bem e os familiares não apresentaram sintomas.

De acordo com o Cevs, o município monitora atendimentos de pacientes com febre, erupção cutânea, tosse, coriza ou conjuntivite sem identificação de caso suspeito.