Brasil registra 1º caso de sarampo importado desde 2022

O Rio Grande do Sul confirmou, nessa quinta (25/1), o registro de um caso importado de sarampo: o paciente é um menino de 3 anos que chegou do Paquistão no dia 27 de dezembro de 2023. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a criança não estava vacinada.
Este é o primeiro caso de sarampo confirmado no país desde junho de 2022, e o primeiro do estado desde abril de 2020. Ele acende um alerta sobre a importância da vacinação contra a doença. Reino Unido, Estados Unidos, México e Portugal emitiram alertas sobre a preocupação com o aumento de casos nas últimas semanas.
O menino chegou ao Brasil por São Paulo em 26 de dezembro e viajou para o Rio Grande do Sul no dia seguinte. Neste período, ele ainda não estava transmitindo a doença. A família procurou atendimento médico em 2 de fevereiro, após a criança apresentar dor abdominal e febre.
Ele foi hospitalizado e permaneceu em isolamento até o dia 15. Exames de sorologia do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Rio Grande do Sul e de biologia molecular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, confirmaram a infecção por sarampo. A criança passa bem e os familiares não apresentaram sintomas.
De acordo com o Cevs, o município monitora atendimentos de pacientes com febre, erupção cutânea, tosse, coriza ou conjuntivite sem identificação de caso suspeito.
Últimas Notícias

Enquanto gravava matéria sobre afogamento, repórter pisa em corpo de menina que estava desaparecida

Sindicato dos Advogados de Alagoas esclarece dúvidas sobre herança e divisão de bens

Bope prende suspeito com aparelhos eletrônicos roubados em Maceió

Após 3 anos foragido, professor acusado de abusar sexualmente de 18 alunas é preso escondido debaixo de sofá

Operação conjunta intensifica fiscalização ambiental em áreas protegidas de Maceió
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
