Sesau alerta para tentativa de golpe com cobrança por atendimento em hospitais públicos de Alagoas

Por Assessoria 23/01/2024 16h04
Por Assessoria 23/01/2024 16h04
Sesau alerta para tentativa de golpe com cobrança por atendimento em hospitais públicos de Alagoas
Sesau - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) fez uma alerta, nesta terça-feira (23), para tentativa de golpe com a cobrança por atendimento em hospitais públicos de Alagoas. De acordo com denúncias que chegaram até o órgão estadual, um suposto médico estaria entrando em contato com familiares de pacientes solicitando uma quantia em dinheiro, via pix, pelos atendimentos prestados.

Segundo o órgão, em nenhuma hipótese os profissionais entram em contato para realizar cobranças ou solicitar pagamentos, já que as unidades de saúde sob a gestão da secretaria são financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a sociedade.

Ainda segundo a Sesau, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) geridas pelo Estado, Clínicas da Família ou qualquer outra unidade de saúde vinculadas a Secretaria Estadual não cobram pelos atendimentos prestados à população. Os alagoanos têm direito a acessar todos os serviços da rede pública de saúde de forma gratuita, por meio do SUS, conforme previsto no artigo 196 da Constituição da República.

O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a saúde é um direito de todos e que não medirá esforços para que os envolvidos sejam localizados e punidos. “O SUS é uma conquista dos brasileiros e qualquer cobrança pelos serviços é um crime grave. Estamos atuando em colaboração com as autoridades para que os autores sejam devidamente identificados e responsabilizados conforme prevê a legislação”, afirmou o titular da pasta.

A Sesau ainda informou que tem colaborado com as autoridades policiais, que investigam as denúncias sobre a prática desses crimes. Além disso, todas as medidas administrativas estão sendo tomadas para apurar as denúncias.