Frio extremo deixa ao menos 58 mortos nos Estados Unidos

Por CNN Brasil 19/01/2024 17h05
Por CNN Brasil 19/01/2024 17h05
Frio extremo deixa ao menos 58 mortos nos Estados Unidos
Frio no EUA - Foto: Reuters

As tempestades de inverno e o frio extremo deixaram ao menos 58 pessoas mortas em 10 estados dos Estados Unidos, principalmente no noroeste e no sul do Pacífico.

Além disso, cerca de 5 mil voos atrasaram e outros 1.400 foram cancelados nesta sexta-feira (19) no país. Mais neve é esperada para o início do final de semana.

Mais de 100 milhões de pessoas, quase 30% da população dos EUA, estão sob alertas meteorológicos de inverno em todo o Noroeste do Pacífico, Planícies do Norte, Médio Atlântico e Nordeste.

Washington, DC, pode acumular de 5 a 10 centímetros de neve nesta sexta-feira (19), enquanto Baltimore pode acumular de 7 a 15 centímetros.

Filadélfia poderá ter de 10 a 15 centímetros de neve, enquanto a cidade de Nova York espera 5 a 7 centímetros, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.

A neve mais pesada nessas áreas deve começar a diminuir nesta noite.

Autoridades emitem alertas

Autoridades da cidade de Nova York publicaram um comunicado nesta sexta-feira alertando sobre baixa visibilidade e possíveis atrasos nas viagens.

Enquanto isso, as autoridades da Filadélfia preveem que a tempestade será o primeiro grande evento de neve na cidade em quase dois anos.

Mais ao norte, a neve que atinge a área de Buffalo, Nova York, também deverá enfraquecer significativamente, embora seus impactos devam durar até o fim de semana.

A neve mais pesada, de até 20 centímetros, pode cair na costa sul da região dos Grandes Lagos, incluindo Cleveland, Ohio, e Erie, Pensilvânia, na manhã de sábado.

A previsão levou as autoridades a ativar protocolos de emergência, como na Filadélfia.

“Precisamos que você leve isso a sério. Se você não precisa estar nas estradas, não esteja nas estradas”, disse o diretor-gerente da Filadélfia, Adam Thiel, em entrevista coletiva na quinta-feira (18).

A cidade se preparou limpando e tratando estradas, disseram as autoridades. Além disso, mais de 400 equipamentos estão prontos para auxiliar na resposta, segundo Carlton Williams, que atua como comissário do Departamento de Ruas da cidade.

Os escritórios centrais e escolas da Filadélfia também estarão fechados nesta sexta-feira com o ensino remoto em vigor.

Na cidade de Nova York, autoridades de gerenciamento de emergências alertaram que o deslocamento nesta noite pode ser afetado pela tempestade.

“Estradas cobertas de neve e lama ao lado de baixa visibilidade são prováveis para o deslocamento noturno, resultando em atrasos nas viagens”, destacou a gestão de emergência da cidade em um comunicado à imprensa.