USP entra no Guinness 2024 por descoberta do maior lago da Terra
A USP entrou pela primeira vez no livro dos recordes, o Guinness World Records 2024. Motivo: uma pesquisa inédita sobre um megalago que se estendia do leste dos Alpes até uma região que pertence hoje ao Cazaquistão.
O estudo descobriu um corpo de água colossal, o Paratethys, que existiu há cerca de 11 milhões de anos no continente europeu. O acidente geográfico se tornou oficialmente o maior lago de todos os tempos graças às últimas pesquisas do Instituto Oceanográfico da USP em parceria com universidades da Holanda, Rússia, Alemanha e Romênia.
A pesquisa, publicada em junho de 2021, registrou que o Paratethys chegou a cobrir uma área de cerca de 2,8 milhões de quilômetros quadrados, preenchida com mais de 1,8 milhão de quilômetros cúbicos de água salobra. O volume é mais de dez vezes superior ao de todos os lagos atuais de água doce e salgada do mundo.
O estudo, capitaneado pelo geocientista Dan Palcu, contou com anos de expedições ao leste europeu e asiático.
Diz Palcu:
— Durante muito tempo, acreditou-se que ali existia um mar pré-histórico, conhecido como Mar Sármata, mas agora temos evidências claras de que este mar tornou-se um lago, isolado do oceano e cheio de animais nunca vistos em outros lugares ao redor do globo.
Últimas Notícias
PRF prende homem por receptação e adulteração de sinal identificador, em Teotônio Vilela
PRF recupera três motocicletas adulteradas na Região Metropolitana de Maceió
Por que o AVC e o infarto estão atingindo cada vez mais adultos jovens?
Operação Bomba Oculta mira laços do PCC no setor de combustíveis e fecha 10 mil postos
Concurso público da Sefaz oferece vagas para auditor fiscal da Administração Tributária Estadual
Vídeos mais vistos
Bate-papo com jovens na Casa Nezinho
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Entrega de ginásio poliesportivo na Lagoa do Rancho
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

