Ederson é eleito melhor goleiro do mundo e brasileiro ganha o Puskás com gol de bicicleta

Por Redação com GE 15/01/2024 18h06
Por Redação com GE 15/01/2024 18h06
Ederson é eleito melhor goleiro do mundo e brasileiro ganha o Puskás com gol de bicicleta
Guilherme Madruga recebe prêmio Puskas de gol mais bonito do ano - Foto: Andrew Boyers/Reuters

Jogadores brasileiros foram premiados individualmente na premiação Fifa The Best realizada na tarde desta segunda-feira (15) em Londres, capital da Inglaterra. O goleiro Ederson foi eleito o melhor em sua categoria no mundo, o meia Guilherme Madruga, que estava no Botafogo-SP e foi contratado pelo Cuiabá-MT, recebeu a premiação Puskás, de gol mais bonito do ano.

O brasileiro Ederson, do Manchester City, conquistou o prêmio Fifa The Best de melhor goleiro de 2023. Aos 30 anos, ele recebe pela primeira vez o troféu, e é o segundo brasileiro a ganhar o The Best, quatro anos após a vitória de Alisson em 2019.

Quinto colocado na eleição do ano passado, Ederson teve uma temporada quase perfeita em 2023. No City, conquistou cinco dos sete títulos disputados no ano passado: Premier League, Copa da Inglaterra, Champions League, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes da Fifa. Na seleção brasileira, conquistou a vaga de titular no segundo semestre, durante a passagem do agora ex-treinador do Brasil Fernando Diniz. Os outros finalistas ao The Best foram o belga Thibaut Courtois e o marroquino Yassine Bono.

Prêmio Puskás 2023

O Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada está em mãos brasileiras pela terceira vez. O volante Guilherme Madruga foi vitorioso em disputa que teve Nuno Santos, português do Sporting, e Julio Enciso, paraguaio do Brighton, como finalistas.

Madruga, agora jogador do Cuiabá, foi eleito pelo gol de bicicleta que marcou pelo Botafogo-SP em partida contra o Novorizontino pela Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 27 de junho do ano passado. Antes dele, Neymar, em 2011, e Wendell Lira, em 2015, foram os outros brasileiros vitoriosos.

Seleção recebe premiação por luta contra o Racismo

O futebol brasileiro foi premiado pela luta contra o racismo no futebol. A ação feita em amistoso contra Guiné, em junho de 2023, levou o prêmio Fifa Fair Play em um reconhecimento pela luta contra o racismo. Na ocasião, os jogadores do Brasil atuaram o primeiro tempo com uniforme negro, em jogo que aconteceu dias depois de Vinicius Junior ser vítima de racismo na Espanha. Ilustres ex-jogadores brasileiros receberam o troféu: Cafu, Roberto Carlos, Júlio Cesar, Ronaldo Fenômeno, Belletti e Roque Júnior.

Lionel Messi é eleito o melhor jogador do mundo

O argentino, assim como Mbappé e Haaland, não esteve presente na cerimônia. Thierry Henry, que apresenta a festa, recebeu o troféu. O prêmio foi inesperado. As câmeras flagraram algumas reações de contrariedade na plateia do Fifa The Best. Isso porque o prêmio engloba as atividades entre janeiro e dezembro de 2023, não incluindo o desempenho na Copa do Mundo do Catar, vencida pela Argentina em dezembro de 2022.