Mais de 220 mil alagoanos tiraram a nova carteira de identidade nacional em 2023

O Instituto de Identificação da Polícia Cientifica de Alagoas emitiu no ano passado 223.007 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Os números, divulgados nesta quarta-feira (10), começaram a ser contabilizados em março do ano passado, quando o órgão passou a emitir o novo modelo do documento de identidade dos brasileiros.
Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste e o quarto do país a emitir o novo modelo da carteira de identidade em toda a rede de atendimento à população. O instituto estadual conseguiu se adequar ao Decreto federal nº 10.977/2022, que regulamentou as leis que tratam da expedição da carteira de identidade, e sobre o Serviço Nacional de Registro de Identificação Civil.
Essas novas legislações estabeleceram vários avanços na identificação civil, como os parâmetros visuais, de emissão e validade para a Carteira de Identidade com validade nacional. Mas, o principal avanço foi adotar para todo o país, como único Registro Geral (RG), o número do CPF, evitando fraude e a possibilidade de se ter vários documentos.
Para Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, vários fatores permitiram o alcance desse número de emissões do documento, como ampliação da rede de postos, mutirões, atendimentos domiciliares, aprimoramento do sistema e qualificação das equipes de atendimentos e dos papiloscopistas. Ele também destacou o planejamento estratégico do órgão e o apoio do governador Paulo Dantas na garantia da emissão do documento para os alagoanos.
“Quando começamos em março, a expectativa inicial era a emissão de 20 mil carteiras por mês, mas, graças ao empenho e dedicação dos papiloscopistas e de toda equipe que atua nos postos, conseguimos atingir uma média de mais de 25 mil documentos. Esse aumento da produtividade se deve principalmente ao diálogo e as estratégias administrativas implantadas nesse período”, afirmou o superintendente.
Atualmente, o Instituto de Identificação de Alagoas possui uma rede de atendimento com 47 postos de identificação, sete deles inaugurados no ano passado, aumentando a capilaridade de requerentes. Além da ampliação das unidades, outra vantagem foi a implantação de sistemas de agendamentos conforme a realidade de cada cidade, facilitando o acesso do cidadão a esse importante serviço público.
Agendamento
Nas Centrais Já de atendimento da Capital e de algumas cidades do interior, o agendamento é realizado on-line no site https://agendamento.seplag.al.gov.br/. As vagas são disponibilizadas de segunda a sexta-feira, sempre às 16 horas. Quando as vagas acabam, o sistema fecha automaticamente, reabrindo no dia seguinte, exceto nos dias que antecedem feriados.
Nos postos que funcionam nos Centro Integrados de Segurança Pública (Cisp do Pilar e Rio Largo), Casas de Direito de Arapiraca e Maceió e demais postos do interior, o agendamento para atendimento de forma presencial. As exceções são aqueles postos que funcionam nas Centrais Já de Atendimento, cujo agendamento é realizado através do site da Seplag.
Após agendar, basta o requerente comparecer na data marcada no posto, obrigatoriamente com a certidão civil (nascimento ou casamento), o CPF ou declaração de regularidade emitida no site da Receita Federal. A inclusão de outros documentos como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho são opcionais. A lista completa está disponível no site da Polícia Científica.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
