Morre Carlos Lyra, ícone da bossa nova, aos 90 anos

Morreu na madrugada deste sábado (16), aos 90 anos, o cantor e compositor Carlos Lyra, ícone da bossa nova. Autor de composições como "Maria Ninguém" e "Lobo Bobo", que viraram clássicos em gravação de João Gilberto, ele foi um dos principais nomes do movimento musical. A morte foi confirmada por sua esposa, Magda.
Lyra estava internado desde quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca, com quadro de febre. Na sexta-feira, uma infecção piorou o seu estado de saúde. A causa da morte não foi confirmada. O compositor será cremado, mas ainda não há data do velório.
Nascido no Rio, em 1933, Lyra começou a fazer música com um piano de brinquedo aos sete anos de idade. Adolescente, conheceu conheceu o compositor Roberto Menescal, outra futura lenda da bossa nova, com quem montou a Academia de Violão, uma espécie de academia musical. Por lá passaram nomes como Marcos Valle, Edu Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros.
A sede do grupo era um quarto-e-sala na rua Sá Ferreira, em Copacabana. Foi cedida por um amigo de Lyra, que usava o local como garçonnière.
O compositor virou passou a frequentar as reuniões no apartamento da aluna de sua academia de violão Nara Leão, onde nasceram as primeiras canções da bossa nova.
A fama veio com "Menino", composição gravada em disco em 1956 na voz de Sylvia Telles. Outras composições marcantes são "Coisa mais linda", "Minha namorada", "Primavera", "Sabe você" e "Você e eu", todas conhecidas como clássicos da bossa nova.
Tom Jobim costumava dizer que Carlos Lyra era o "maior melodista do Brasil". “Lyrista e lyricista, romântico de derramada ternura, nunca piegas, lacrimoso, açucarado. Formidável compositor", registrou Jobim.
Últimas Notícias

Prefeito de Maceió decide exonerar dois secretários e diretor-presidente do IPREV

Alvo de operação, suspeito de matar Mãe Bernadete é preso após fazer família refém na Bahia

Primeira transplantada cardíaca da Rede Hospitalar Pública de Alagoas celebra nova vida

Homem embriagado agride irmã e ameaça matá-la com faca em Pão de Açúcar

Estudante do ES é preso em flagrante pela PF por ameaçar matar o deputado federal Nikolas Ferreira
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
