Ministério dos Povos Indígenas irá ao STF contra derrubada do veto ao marco temporal

O Ministério dos Povos Indígenas informou que acionará a AGU (Advocacia Geral da União) para entrar no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao marco temporal. A decisão do Congresso Nacional foi tomada nesta 5ª feira (14.dez.2023).
Em comunicado, o ministério afirmou querer “garantir” que a decisão do Supremo de setembro, que definiu a tese do marco temporal como inconstitucional, seja preservada, “assim como os direitos dos povos originários”.
A derrubada do veto de Lula foi liderada e articulada pela bancada do agronegócio, contrária à ampliação de demarcações de terras indígenas no país.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que a decisão dos deputados e senadores “desrespeita a Constituição, os povos indígenas e o futuro do Brasil”. A declaração foi realizada por meio de seu perfil no X (ex-Twitter).
A tese do chamado marco temporal, defendida por proprietários de terras, estabelece que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial nesta época.
A proposta já havia sido aprovada no Congresso e o presidente Lula vetou o texto em outubro deste ano. Antes, em 21 de setembro, o STF já havia determinado, por 9 votos a 2, que a tese era inconstitucional. Uma semana depois, retomou a análise do caso e definiu a nova tese, barrando o marco temporal. Os trechos derrubados vão agora para a promulgação.
Últimas Notícias

Para evitar colidir em carro, condutor atinge poste na Avenida Governador Lamenha Filho, em Arapiraca

Lula manifesta solidariedade a ministros do STF após sanções dos EUA

PM prende suspeito que transportava drogas em veículo, em Penedo

Policial militar de folga salva idosos de incêndio dentro de casa

Carreta carregada com móveis tomba e carga é saqueada por populares, na BR-101 em Flexeiras
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
