Lei “Vini Jr” de combate ao racismo nos estádios é sancionada na PB

A Paraíba agora possui uma Lei, a 12.957/2023, proposta pela deputada Cida Ramos (PT), que trata especificamente do combate o racismo nos estádios paraibanos. Apontada como uma “política estadual”, a lei foi batizada como Lei “Vini Jr”, em homenagem ao atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, alvo recorrente de racismo na Espanha.
A iniciativa prevê, inclusive, a paralisação ou mesmo o encerramento de partidas de futebol caso seja registrado ou denunciado algum ato racista, no estádio ou arena. As informações sobre a Lei foram publicadas na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado.
A Lei, tratada oficialmente como Política Estadual “Vini Jr”, busca transformar os espaços esportivos em ambientes acolhedores para toda a comunidade esportiva. Em nota, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) justificou a referência a Vinícius Júnior, de 22 anos, nascido e criado na periferia de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, pelo atacante ter se tornado “símbolo de resistência e tem buscado reforçar a necessidade da criação de um protocolo de combate ao racismo em estádios e arenas esportivas”.
“A proposta busca enfrentar o racismo nos estádios e nas arenas esportivas, através de medidas concretas de antirracismo, como a criação do ‘Protocolo de Combate ao Racismo’ que visa à possibilidade das autoridades esportivas de eventos realizados no Estado da Paraíba terem a obrigatoriedade de seguir um rito que propiciará a não anuência do poder público com práticas racistas”, afirmou Cida Ramos, em entrevista aos canais oficiais da ALPB.
A lei 12.957/2023 destaca-se também pela realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo ou que antecedem os eventos esportivos ou culturais, além da divulgação de políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas.
Últimas Notícias

Vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos é ampliada até dezembro

Polícia Civil de Alagoas cumpre mandado de prisão contra acusado de homicídio em São Paulo

Saiba quem era mulher morta por falsos entregadores

Polícia esclarece homicídio ligado ao tráfico com prova balística no Sertão alagoano

Jogadores do Londrina denunciam oferta de R$ 15 mil por cartão; MP faz operação
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração de equipamentos no IFAL
