Quer doar sangue no feriadão? veja os horários de funcionamento do Hemoal

Além de funcionar ininterruptamente para liberar sangue aos hospitais e maternidades durante todo o feriado de Nossa Senhora da Conceição, as Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão abrir em horário especial para receber candidatos à doação. Com isso, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas vai assegurar que o estoque de hemocomponentes se mantenha estabilizado para atender as maternidades e os hospitais da capital e do interior.
Em Arapiraca, a Unidade Eldorado, vizinha à Escola Alternativa, vai abrir nesta sexta-feira (8) e no sábado, das 7h30 às 12h. Já em Maceió, a Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), vai abrir na sexta-feira e no sábado, das 7h30 às 17h; enquanto que a Unidade Via Expressa, localizada ao lado Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), vai funcionar das 7h30 às 17h nesta sexta-feira, e das 7h30 às 13h no sábado.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, lembra aos candidatos à doação de sangue que é necessário atentar para os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde (MS). Isso porque, além de ter peso igual ou superior a 50kg, idade entre 16 a 69 anos, e portar um documento de identificação oficial e original com foto, é obrigatório comparecer ao posto de doação acompanhado do responsável legal, caso seja menor de 18 anos.
Quanto ao voluntário que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, a gerente do Hemoal enfatizou que o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já a pessoa que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes não apresentou sintomas da Covid-19, o MS autoriza a doação.
Já o candidato que se vacinou contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac; o que também se aplica à vacina contra a Influenza. O intervalo sobe para sete dias se o voluntário recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente e Janssen, também destinadas a proteger contra a Covid-19.
“Ter sido acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, impossibilita permanentemente de doar sangue. O voluntário que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento. O candidato deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior, não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, e deve evitar o consumo de alimentos gordurosos", orientou Verônica Guedes.
Últimas Notícias

Lady Gaga planeja retorno ao Brasil em 2026 para novos shows, diz site

ASA domina Juazeirense em Arapiraca e encerra primeira fase da Série D com goleada

Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da polícia em Arapiraca

Polícia Militar apreende armas de fogo e munições em acampamento clandestino de caça, em Alagoas

Clientes e funcionários se envolvem em briga em bar de Maceió
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
