Alagoas registra mais de 150 casos de Aids em 2023
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez uma alerta, nesta terça-feira (5), sobre o aumento dos casos de Aids em Alagoas. Os dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que, entre janeiro e novembro de 2023, foram contabilizados 152 casos da doença, contra 148 no mesmo período de 2022.
De acordo com o MS, a Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecida pela sigla HIV, que ataca o sistema imunológico - responsável por defender o organismo de doenças -, e é capaz de alterar o DNA da célula, além de fazer cópias de si mesma.
Ainda segundo o ministério, pessoas que vivem com HIV/Aids e estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável podem transmitir o vírus para outras pessoas, por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho, durante a gravidez e a amamentação.
O Dezembro Vermelho é dedicado ao cuidado e debate das medidas de prevenção contra o vírus HIV.
Últimas Notícias
IMA autua BRK Ambiental por lançamento de esgoto no mar de Maceió
Corpo de homem seminu é encontrado em praia de Coruripe
Homem furta carro em Coité do Nóia e é preso horas depois em Arapiraca
Mulher trans é torturada e marcada com suástica nazista no Mato Grosso do Sul
Condenado por tentativa de homicídio é preso pela Polícia Civil em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Debate sobre o dia 18 de maio em São Sebastião

