Fiscalização flagra venda de aves e de carne de preá em feira livre de Delmiro Gouveia

Por Redação 02/12/2023 16h04 - Atualizado em 02/12/2023 18h06
Por Redação 02/12/2023 16h04 Atualizado em 02/12/2023 18h06
Fiscalização flagra venda de aves e de carne de preá em feira livre de Delmiro Gouveia
Fiscalização foi realizada em Delmiro - Foto: Ascom FPI

Uma fiscalização flagrou a venda de aves e de carne de preá em uma feira livre de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, neste sábado (2).

A ação foi realizada pela equipe fauna da 12ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que conta com o Ministério Público Estadual (MPE), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF), SOS Caatinga e Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA).

Após denúncia, a equipe foi até a feira e resgatou 21 aves presas em gaiolas. Foram encontradas espécies como galos de campina, gralhas e caboclinhos.

Além disso, as carcaças de onze preás também foram apreendidas. A carne, que estava pronta para ser comercializada, é proibida para venda por ser proveniente de caça.

As aves foram levadas pelo BPA para o Centro de Triagem do FPI, em Santana do Ipanema, e devem ser reintroduzidas na natureza posteriormente.

“Os animais recebem a primeira triagem e avaliação clínica, se necessitar de atendimento, já é feito um suporte veterinário emergencial, senão esses animais são avaliados com relação a a capacidade de voo e a interação, a relação íntima com o ser humanos. Logo após, eles passam para um processo de adaptação e são retornados para a natureza a partir da ocorrência do bioma de cada um”, disse o médico veterinário e consultor ambiental do IMA, Rafael Cordeiro.