Mestre Elias de Arapiraca representará Alagoas e região Nordeste no XV Encontro Mestres do Mundo

A Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (FOCUARTE) comunicou na manhã desta quarta-feira (29), em suas redes sociais, sobre a participação do mestre de guerreiro Elias Fortunato de Souza no XV Encontro de Mestres do Mundo, que acontecerá de 07 a 10 de Dezembro no Centro Cultural do Cariri em Crato (CE).
Elias é sanfoneiro autodidata e natural de Coité do Noia, mas reside em Arapiraca há 50 anos, no bairro Cacimbas, onde vive e é conhecido pelo seu famoso forró e por ser mestre do Guerreiro Aza Branca. Em 2008, recebeu o Prêmio das Culturas Populares Mestre Duda – 100 anos de Frevo e em 2013 repetiu a dose com o mesmo prêmio em homenagem a Mazzaropi, ambos do Ministério da Cultura.
Para o presidente da FOCUARTE, João Lemos, o convite ao mestre representa a retomada da visibilidade da cultura popular alagoana no cenário nacional. “Após nossa ida a Brasília na última semana chegou com alegria o convite para indicarmos um nome de peso que pudesse representar Alagoas e o Nordeste do Brasil no XV Encontro de Mestres do Mundo. Não pensamos duas vezes ao indicar Elias já que o mesmo foi o único mestre alagoano que foi premiado mais de uma vez pelo Ministério da Cultura. É Alagoas retomando seu devido lugar no cenário nacional das culturas populares”, destacou.
Com todas as despesas pagas pelo Minc, mestre Elias representará Alagoas e a região Nordeste juntamente com representantes de outras regiões do país. Este ano o Encontro celebra os 20 anos da política dos Tesouros Vivos do Ceará com o tema: “20 Anos de Futuro”.
O Encontro de Mestres do Mundo é uma importante iniciativa de reconhecimento e valorização das manifestações e expressões da cultura cearense e brasileira. A Lei do Tesouro Vivo Cearense é a mesma que conhecemos no Estado como “Registro do Patrimônio Vivo”.
“Estou muito feliz que na altura da minha idade ainda receber essas homenagens e o reconhecimento do Ministério da Cultura. Estarei participando do Encontro dos Mestres representando nosso Estado e o Nordeste com muita alegria”, destacou o mestre Elias.
Em 2017, o Encontro foi agraciado com o primeiro lugar na maior premiação do Brasil na área de patrimônio cultural, o Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade, do IPHAN na Categoria III – Iniciativas de excelência da programação do Patrimônio Cultural.
Últimas Notícias

Governo identifica três drogas pela primeira vez no Brasil

Polícia procura mulher que foi flagrada abandonando gato em residência em Maceió

Atleta arapiraquense é bicampeão no 23° Campeonato Brasileiro Master de Atletismo, em São Paulo

Pastor preso em Minas Gerais prometia cura em troca de sexo com fiéis

Dona de perfil é presa por difamar moradores e cobrar até R$ 300 para apagar fofocas
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração de equipamentos no IFAL
