Concurso apoiado pela Prefeitura de Maceió elege o melhor sommelier do Brasil

Maceió foi palco da consagração de Luís Otávio Álvares Cruz como o melhor sommelier do Brasil na 14ª edição do Concurso Nacional de Sommeliers. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers de Alagoas (ABS-AL) com o apoio da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria de Turismo (Semtur), reuniu profissionais de todo o país no último sábado (25), no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.
A competição teve como destaque três finalistas, representando os estados de São Paulo e Ceará. A disputa envolveu etapas classificatórias que avaliaram as habilidades teóricas e práticas dos sommeliers. Os candidatos enfrentaram uma prova teórica, demonstrando seu conhecimento abrangente sobre vinhos e enogastronomia. Em seguida, os três finalistas com as melhores notas passaram para a emocionante etapa prática, envolvendo degustação e serviço, que consagrou Luís Otávio Álvares Cruz como o grande vencedor. Renato Rodrigues (CE) e José Eduardo Pereira (SP) conquistaram, respectivamente, o segundo e terceiro lugares.
“É muito bom sair do meu estado e conhecer outros lugares do Brasil e suas riquezas. Principalmente sua gastronomia. A diversidade gastronômica, em particular, é algo que me encanta. Na prova aqui, tivemos o desafio do sururu, um ingrediente que estudei cuidadosamente devido à sua relevância regional e sua representatividade em Alagoas. Todos os participantes eram sommeliers experientes, de alto nível, o que tornou ainda mais gratificante conquistar esse título”, disse o vencedor do concurso, Luís Otávio Álvares Cruz.
Além da competição, os participantes e espectadores puderam aproveitar atividades paralelas, como workshops, palestras e degustações guiadas por especialistas renomados. Essas iniciativas não apenas enriqueceram o conhecimento dos presentes, mas também proporcionaram ao consumidor alagoano a oportunidade de mergulhar no fascinante universo dos vinhos.
“A presença Prefeitura de Maceió como apoiadora do evento destaca o compromisso da cidade em promover eventos que impulsionam não apenas o turismo, mas também a cultura e a economia local. A competição de sommeliers, que escolheu o melhor profissional do Brasil, o Luiz Otávio, não apenas atraiu profissionais de todo o país, mas também incentivou a participação ativa dos profissionais alagoanos e gerou visibilidade nacional da cidade neste segmento”, destacou Eduardo Monteiro, secretário Municipal de Turismo (Semtur).
A realização da 14ª edição do Concurso Nacional de Sommeliers ganha relevância em meio ao crescimento da indústria enogastronômica no Brasil, que registrou um aumento de 20%, conforme dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O evento não apenas movimentou a economia local, gerando visibilidade nacional, mas também posicionou Maceió como um dos destinos turísticos que valorizam e celebram a cultura do vinho.
Últimas Notícias

Jovem é preso ao ser flagrado com drogas em Arapiraca

Polícia Militar prende suspeito de agredir a companheira em Maragogi

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

Hospital de Emergência do Agreste promove I Simpósio Interdisciplinar do Setembro Amarelo

Moraes proíbe agentes do GSI na escolta de deslocamentos de Bolsonaro
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
