Sertão e Agreste de Alagoas recebem alerta de baixa umidade do ar

Um novo alerta de baixa umidade do ar foi emitido nesta sexta-feira (17), com validade até a próxima segunda-feira (20). Segundo dados levantados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostram que o nível pode ficar abaixo de 20%, em especial nas regiões do Sertão e Alto Sertão, podendo atingir também parte do Agreste do Estado.
A baixa umidade do ar aumenta a possibilidade de incêndios em pastagens, florestas e em matagais em geral, além de riscos para a saúde humana, devendo a população atentar-se às recomendações de segurança para evitar problemas de saúde:
Não se expor a altas temperaturas sem proteção;
Manter-se hidratado;
Evitar exercícios nos horários de alta radiação solar, ou seja, entre 10 da manhã e 4 da tarde, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na última terça-feira (13), um alerta a respeito de condições favoráveis à ocorrência de umidade relativa do ar em nível de alerta, abaixo de 20% nas regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco, havia sido emitido e tinha como validade esta sexta-feira (17).
A condição favorece a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados sobre as regiões, além dos riscos à saúde humana, com o surgimento de complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Causas
A presença de um sistema de alta pressão e uma massa de ar seco e quente sobre Alagoas estão prejudicando a formação de nuvens, favorecendo a incidência de radiação ultravioleta em índices elevados. Além disso, a época de proximidade do verão e a incidência do fenômeno “El Niño” contribuem diretamente para o aumento da temperatura. Caso as condições não se modifiquem, o alerta pode ser mais uma vez renovado.
“A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais permanece em constante monitoramento não somente sobre a baixa umidade, mas também sobre o nível dos rios e outras questões climáticas”, destacou a meteorologista da Semarh, Fernanda Liz.
Recomenda-se à população o acompanhamento diário da previsão do tempo e o monitoramento dos níveis dos principais rios no website da Semarh por meio dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao para a previsão do tempo e http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico para o monitoramento hidrológico. Já um novo alerta estará disponível na página inicial do site da Semarh, sempre que vigente.
Últimas Notícias

FPI do São Francisco combate desmatamento ilegal no Sertão alagoano

Polícia Civil prende jovem que tentou matar o irmão, no interior de Alagoas

Prefeitura de Maceió cancela shows do Dia do Evangélico devido ao alerta de colapso no Mutange

Prefeitura de Maceió comunica Exército, Marinha e PM sobre o risco de colapso em mina da Braskem

Entenda briga de Carlinhos Maia e Monique Evans: “Vaca velha”
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Operação integrada prende suspeitos de agiotagem e contrabando em Arapiraca
