Afinal, escolas particulares podem cobrar pela matrícula ou rematrícula dos alunos?
As escolas particulares começam a campanha de matrícula e rematrícula de alunos neste período do ano e os responsáveis pelos estudantes ficam em dúvida sobre as taxas e os itens que podem ser cobrados pelas instituições.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o valor da matrícula ou rematrícula deve estar diluído nas mensalidades pagas ao longo do ano, sendo proibida a cobrança de uma espécie de 13ª parcela. Ela pode ocorrer apenas se houver desconto nas mensalidades.
Caso a instituição de ensino do seu filho esteja realizando essa prática, é importante procurar o Procon para denunciar a situação. Em Arapiraca, o órgão fica localizado na Rua São José, número 95, no bairro Alto do Cruzeiro.
Em relação aos materiais que podem ser cobrados pelas escolas, o Procon Arapiraca afirma que algodão, TNT, cartolina e envelopes estão entre os itens (veja vídeo ao final da matéria).
Entre os que não podem, estão: álcool, garrafa de água, isopor e grampeador.
Uma outra questão que traz dúvidas é o reajuste da mensalidade. O dono da escola deve informar para os pais ou responsáveis o motivo do aumento, sendo direito deles pedir uma planilha que mostre essa justificativa em dados, por exemplo.
Últimas Notícias
Governo Paulo Dantas inaugura escola indígena após 36 anos de espera em São Sebastião
Seduc abre pré-inscrições para curso básico de Libras na próxima segunda-feira
Polícia prende cinco suspeitos por roubo de R$ 15 milhões em joias
Idosa de 66 anos é morta a tiros dentro de casa na zona rural de Rio Largo

