Detran e TJ firmam acordo de cooperação para agilizar processos extrajudiciais do juizado de acidentes de trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) firmaram um acordo de cooperação para aperfeiçoar os processos desenvolvidos pelo Juizado Especial Cível e Criminal de acidentes de trânsito da capital e do Programa Justiça Conciliativa. A assinatura do termo aconteceu nesta sexta-feira (10), no prédio do TJ/AL, no centro de Maceió.
O acordo vem para que os processos tenham uma resolução mais célere e eficaz dos litígios de sinistros de trânsito com sessões extrajudiciais de conciliação. O Detran irá liberar o acesso aos servidores do TJ/AL ao sistema de informações de condutores e veículos que estejam no banco de dados do órgão.
De acordo com Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, o TJ/AL agora terá acesso ao sistema de informações, como o endereço de condutores e o histórico de veículos que tenham se envolvido em sinistros de trânsito. “Atualmente, o TJ Alagoas precisa enviar um ofício ao Detran solicitando essas informações. Agora, os servidores do Tribunal poderão fazer, eles mesmos, a busca dos dados, o que diminui a burocratização e tornando os processo mais ágeis. Outro benefício desse acordo, é a redução de conflitos, na junta de conciliação, o que vai reduzir a judicialização dos processos”, explicou Marco Fireman.
O vice-presidente do TJ/AL, desembargador Orlando Rocha, destacou o papel de preponderância do Detran Alagoas nas relações de trânsito do estado. “Esse acordo vem para aprimorar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Juizado Especial Cível e Criminal de Acidentes de Trânsito, agilizando os processos e evitando a judicialização. O Detran é um parceiro excelente, e temos certeza que irá nos ajudar a ter êxito nessa ação”, disse o desembargador.
Também assinaram o acordo o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e a Polícia Militar de Alagoas.
Últimas Notícias
Idoso de 74 anos morre após voo da Gol sofrer falha no ar-condicionado e pousar em Belo Horizonte
Após irregularidades, IMA suspende licença da Braskem para demolições no Pinheiro, em Maceió
Reitor da Ufal destaca edição da Bienal como a mais inclusiva da história de Alagoas
Bebê de Menos de 1 Ano é encontrado morto em caixa d'água na zona rural de Coruripe
Aulão Bora Vencer mobiliza mais de 2.500 estudantes em Maceió e encerra turnê de sucesso em Alagoas
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca
Deputado Daniel Barbosa lança livro na Casa da Cultura

