Romário é eleito presidente do America Football Club, no Rio

Por CNN Brasil 10/11/2023 11h11
Por CNN Brasil 10/11/2023 11h11
Romário é eleito presidente do America Football Club, no Rio
Romario terá mandato de 3 anos no America. - Foto: Reprodução / Youtube Memória Americana

O ex-jogador e senador Romário foi eleito presidente do America Football Club, nesta quinta (9), no Rio de Janeiro.

O baixinho terá um mandato de três anos e tomará posse em 1º de janeiro. Ele recebeu 54 votos favoráveis e dois em branco dos conselheiros do clube. De acordo com o estatuto do clube, o mandato do presidente pode ser estendido por mais três anos.

Eu sei exatamente onde eu estou entrando. Não tem segredo nenhum. Vamos ter três anos de dificuldade. Juntos vamos fazer o máximo possível para resgatar o nome do America, principalmente no futebol.

Promessas

Romário afirmou que pretende pleitear na CBF o reconhecimento do título “Torneio dos Campeões”, de 1982, como equivalente a um título de Campeonato Brasileiro da Série A.

O futuro presidente promete montar uma nova comissão técnica até fevereiro e organizar um elenco para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Carioca em 2024.

“A ideia é investir em bons jogadores. Não adianta ter uma categoria de base onde não se tem bons jogadores e, muito menos, ter jogadores de nome que não jogam porra nenhuma. Com calma, a gente vai montar a nossa comissão técnica”, prometeu.

Para ele, é necessário construir a sede do clube, na rua Campos Salles, na zona norte do Rio, e pagar as dívidas do America. “Primeira ação da minha administração é fazer uma auditoria e ter um entendimento real da dívida do America. Uns falam 50, 80, 100 milhões. Não sei o valor real”, explicou. O baixinho prometeu pagar as dívidas, trazer investidores e negou, num primeiro momento, a transformação do America em SAF.

Salve, Edevair

Romário chorou ao lembrar do pai, Edevair Faria, que era torcedor fanático do America. O torcedor foi saudado pelos presentes com gritos de “Salve, Edevair”. Romário disse que conta com uma boa “energia” emanada do pai para fazer o “America ser o grande America”.

O pai do craque morreu em 2008 e lamentava o fato de Romário nunca ter jogado oficialmente pelo America. Em 2009, Romário disputou jogos do Campeonato Carioca da Segunda Divisão pelo time da zona norte do Rio.