Aumento de 80%: OAB Alagoas já registrou 25 denúncias de racismo em 2023

No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra no país, a Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) divulgou os números referentes às denúncias de racismo, injúria racial e racismo religioso registrados neste ano de 2023. Foram 25 casos contabilizados, o que representa um aumento de quase 80% em relação ao ano de 2022, quando foram registradas 14 ocorrências no ano inteiro.
A Comissão tem intensificado ainda mais as ações de conscientização e combate ao racismo em Alagoas. Todos os casos registrados em 2023 vêm sendo acompanhados pelo colegiado, que tem atuado diariamente para coibir esse tipo de crime e para reforçar a importância de responsabilizar devidamente os culpados.
De acordo com a Comissão, os casos são diversos e vão desde discriminação racial no ambiente de trabalho, em lojas, nas escolas e no convívio público, mas, principalmente, no que se refere aos casos de racismo contra praticantes de religião de matriz africana.
Para Pedro Gomes, secretário-geral adjunto da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB/AL, o número de denúncias também é fruto do trabalho de conscientização que vem sendo realizado. “Acreditamos que o aumento no número de denúncias também é fruto de um trabalho de conscientização, de que tais crimes não são de menor importância, de que precisam ser denunciados, investigados e punidos com seriedade e rigor; e que nossa sociedade não pode tolerar qualquer atitude racista, nem de violação à liberdade de cultuar sua religião, independentemente da sua origem”, explicou ele.
A Comissão possui duas principais linhas de ação diante dessas ocorrências. A primeira, junto aos órgãos responsáveis por investigar estes fatos, onde vem sendo cobrada celeridade na elucidação desses crimes, e colaborando, no que couber, para uma efetiva resolução do fato, além de prestar suporte à vítima em seus depoimentos, dentre outras atividades.
A segunda linha de ação é educativa, promovendo debates, palestras, especialmente nos ambientes escolares, com o objetivo de conscientizar a população sobre a existência de diversas formas de racismo, e para o combate destas práticas, demonstrando à sociedade as consequências deste crime.
Pedro Gomes destaca ainda a importância do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.
“O dia 20 de novembro, e o mês da Consciência Negra, é a principal efeméride do movimento negro brasileiro. É o ponto culminante de celebração e reenergização de um ano inteiro de lutas e conquistas. Para nós, alagoanos, temos ainda mais motivos para celebrar essa data, visto que toda a luta de Zumbi, Dandara e do Quilombo dos Palmares aconteceu em nossa terra, Alagoas. As pessoas negras em Alagoas somam 70% da população, e 45% dos advogados e advogadas, conforme o último censo da advocacia alagoana, então é nosso dever fomentar políticas de inclusão e de reparação, tanto no âmbito da sociedade em geral, quanto no sistema OAB”, destaca.
Levando isso em consideração, a Comissão irá promover diversas ações ao longo do mês. “Agora em novembro, teremos a honra de sediar na nossa casa o 3º Encontro Nacional da Coalização Negra por Direitos, que receberá grandes pensadores negros do Brasil e do mundo. Além disso, faremos ações no sentido de participar do debate da sociedade sobre a Igualdade Racial, com palestras em escolas, faculdades e participações em eventos”, explicou Pedro.
Últimas Notícias

Rio Largo: Ministério Público faz audiência para garantir gratuidade nas passagens para pessoas idosas e PCD

Justiça suspende obra no valor de R$ 32,3 milhões para pavimentação em Delmiro Gouveia

Campus Arapiraca da Ufal vai ganhar novos espaços de práticas pedagógicas

Homem sofre infarto e morre em residência na cidade de Água Branca

Arapiraca avança na urbanização da Marginal do Riacho Piauí com R$ 14,7 milhões garantidos por Arthur Lira
Vídeos mais vistos

27ª edição Raízes de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
