Hemoal promove nesta terça coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió

Por Redação com Agência Alagoas 06/11/2023 18h06
Por Redação com Agência Alagoas 06/11/2023 18h06
Hemoal promove nesta terça coletas externas de sangue em Arapiraca e Maceió
Doação de sangue - Foto: Carla Cleto

Com o objetivo de manter o estoque de sangue estabilizado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas simultâneas nesta terça-feira (7), das 8h às 16h. Em Arapiraca, a ação vai ocorrer na Praça Marques da Silva, no bairro Centro; já em Maceió, a iniciativa será na Faculdade Estácio, na avenida Pio XII, no bairro Jatiúca.

Conforme o Ministério da Saúde (MS), além de ter entre 16 a 69 anos de idade, boa saúde e peso igual ou superior a 50 quilos, o candidato à doação de sangue não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. É necessário, ainda, apresentar um documento de identificação com foto, o que também se aplica aos pais dos menores de idade, uma vez que eles só podem doar acampados dos responsáveis, com a devida comprovação oficial.

No caso das pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou, ainda, quanto àquelas que colocaram piercing, o impedimento de doar ocorre por um período de 12 meses, contados a partir do procedimento. Quanto aos voluntários que estejam gripados, com Influenza ou acometidos por Covid-19, é necessário aguardar dez dias após o fim dos sintomas.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, salienta que os voluntários que não têm como comparecer aos locais onde serão realizadas as coletas externas, podem se candidatar à doação de sangue nos postos fixos. "Contamos com postos fixos em Maceió e Arapiraca, que atendem de segunda a sábado, bem como, em Coruripe, que funciona todas as quintas-feiras", reforçou a gestora do hemocentro.