SSP/AL lança Programa Coruja para reforçar serviço de inteligência no combate ao crime

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) lançou, na manhã desta segunda-feira (30), o Programa Coruja, que vai reforçar os serviços de inteligência nas ações de combate à criminalidade em Alagoas, desde a identificação dos riscos até a proposição de sugestões, respaldada em inovações tecnológicas e teóricas.
O Programa Coruja surge com uma perspectiva pioneira e arrojada atuando em cinco áreas distintas: Ambiente Defensável, Gestão de Risco, Mapeamento Criminal, Ações de Segurança Pública Baseadas em Evidências e Ações de Segurança Pública Preditivas.
O novo equipamento tecnológico é fruto de uma coletânea de estudos científicos, reunidos no livro “Superando Desafios em Segurança Pública – A Inovação como Ferramenta de Transformação em Alagoas”, que também foi lançado durante o evento realizado no Centro de Convenções de Maceió, no bairro de Jaraguá.
O livro traz pesquisas teóricas e práticas produzidas por integrantes das forças policiais sobre experiências vivenciadas no âmbito da segurança pública alagoana, como as ações preditivas, perícias criminais e a construção do Plano de Defesa de Alagoas, criado para atuação em ocorrências de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade, como os domínios de cidade.
Como norteadora, a coletânea confeccionada em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) auxiliará no trabalho desenvolvido pelo Programa Coruja.
De acordo com o organizador do livro e chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, as duas ferramentas possibilitarão proposituras e reflexões na área da Segurança de forma multidisciplinar, possibilitando debates efetivos na implementação de políticas públicas. Segundo ele, o livro estará disponível para ajudar nas decisões dos gestores diante de problemas e circunstâncias em cada região, verificando evidências já testadas e que deram certo, o que reduz a possibilidade de erros. O Programa Coruja também vai contar com uma esquematização criminal com mapas temáticos e direcionais.
“A intenção também é formar uma mesa multidisciplinar com as outras secretarias e órgãos públicos, avaliando o sucesso das políticas públicas em Alagoas e possibilitando ainda mais integração”, afirmou o oficial.
Reconhecimento
Durante o lançamento, o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, enalteceu o trabalho desenvolvido pelos serviços alagoanos de inteligência, que atuam de forma conjunta no combate à criminalidade. Ele também elogiou a criação da ferramenta como ponte para aumentar o enfrentamento contra o crime em Alagoas.
“Constantemente os profissionais da segurança pública estão superando desafios, e a tecnologia tem sido uma importante aliada no combate ao crime. Em Alagoas, ferramentas inovadoras têm ajudado o Estado na redução dos índices de violência e o Programa Coruja chega para colaborar ainda mais com o trabalho conjunto, realizado com maestria e que foi, inclusive, reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Coruja vai contribuir como um grande campo de estudo não só para Alagoas, mas para todo o mundo”, disse Flávio Saraiva.
Após o lançamento, o evento seguiu com palestras abordando temáticas como: Avaliação de Impacto do Programa de Serviço Voluntário Remunerado – Força Tarefa no Estado de Alagoas; Ações Preditivas: Grupos Criminosos; Criminofísica: Alvos de Alto Retorno em Redes Criminais; Segurança Pública Baseada em Evidências; Desinformação Institucional; e Análise de Riscos como Ferramenta de Inteligência em Segurança Pública. Uma mesa de debates acadêmicos sobre Ações Preditivas de Segurança Pública completou a programação.
Também participaram do lançamento o secretário de Estado da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Zeferino; o secretário-executivo de Políticas de Segurança da SSP, coronel Patrick Madeiro; a secretária especial de Planejamento e Orçamento da Seplag, Nathalia de Araújo; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho; os deputados estaduais Cabo Bebeto e Delegado Leonam Pinheiro; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim; os superintendentes regionais da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Brasileira de Inteligência, Luciana Paiva Barbosa, Juliano Quintela Lessa e Eduardo Carpóforo, respectivamente; e o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público do Estado, promotor de Justiça Cyro Blatter; além de policiais que atuam nos serviços de inteligência, autores e envolvidos na confecção do livro e do Programa.
Últimas Notícias

Maior desbloqueador de celulares roubados do Estado do Rio é preso

STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

Turma do STF forma maioria para perda de mandato e 10 anos de prisão para Zambelli por invasão do sistema do CNJ

Ações da PMAL resultam em prisões por porte ilegal de arma, furto e tráfico de drogas

Avó, filha e neta são encontradas mortas dentro de apartamento
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
