Cadetes do Curso de Formação de Oficiais da PM recebem o Espadim Tiradentes

A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realizou na noite de sexta-feira (27), a entrega do Espadim Tiradentes aos 52 cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A solenidade é um marco na vida militar dos futuros oficiais da corporação, onde eles se tornam aptos a empunhar oficialmente a arma-símbolo que leva o nome do patrono da PM.
O evento ocorreu no pátio da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió, e contou com a presença de diversas autoridades, civis e militares. A sociedade civil foi representada pelos amigos e familiares dos cadetes, que participaram do momento único na trajetória rumo ao oficialato.
O Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva, foi quem presidiu a solenidade. Ele representou o governador do Estado, Paulo Dantas, e deixou seu incentivo aos 52 futuros oficiais da PMAL.
“O que esperamos é que em 2025 possamos estar formando os senhores da melhor maneira possível. Não desistam. O atual Governo de Alagoas já investiu mais de 359 milhões na Segurança Pública. Tudo isso pensando sempre no melhor para a sociedade. Assim, ao formarmos cada um aqui, quem ganha é o povo alagoano”, disse o secretário.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, também fez uso da palavra, e aproveitou a oportunidade para encorajar os cadetes na dedicação à formação e lembrá-los do compromisso em proteger a sociedade alagoana.
“Honrem esse espadim, ele é muito significativo para nossa corporação. Vocês serão os futuros comandantes da nossa honrada Polícia Militar de Alagoas. Sejam cadetes exemplares. Estudem e se dediquem para quando formados servirem com esmero à sociedade e à Segurança Pública”, ressaltou o comandante-geral.
Solenidade Militar
A cerimônia militar contou com a presença da banda de música da PM, guarda de honra, tropa em forma e foi finalizada com a evolução e desfile do grupamento, além da tradicional continência individual ao Pavilhão Nacional.
A turma é formada por integrantes oriundos do último concurso público. Eles ingressaram na instituição em abril deste ano e, desde então, estão recebendo instruções teóricas e práticas na chamada Escola de Comandantes. Após três anos eles se tornarão, finalmente, a Turma Aspirantes 2025, futuros oficiais da instituição.
Baile
Após a solenidade militar, os cadetes e seus convidados participaram do baile em homenagem à entrega do Espadim Tiradentes. O evento, que celebrou este importante marco castrense, aconteceu em uma casa de festa na parte alta de Maceió. O momento foi de confraternização e agradecimento à conquista.
Espadim Tiradentes
O artefato é uma arma perfuro-cortante composto por um pomo e uma cruzeta em metal dourado, um cabo torneado de marfim e uma lâmina reta de dois gumes em aço inoxidável onde se lê a frase talhada em latim: “Pro Lege Vigilanda”, que significa “Para a Vigilância da Lei”. Sua bainha tem corpo liso de metal prateado, um bocal com abraçadeira e argola de sustentação em metal dourado e uma ponteira, também dourada, em formato de coifa.
Em Alagoas, leva o nome do mártir da Inconfidência Mineira, alferes da Tropa de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, cognominado Tiradentes, Patrono das Polícias do Brasil. É a arma-símbolo do aluno oficial durante o Curso de Formação de Oficiais, representando o cadete como aprendiz do oficialato. Ele é entregue durante o 1º ano do curso. É muito mais que uma arma, é símbolo de conquista e de realização.
O Espadim teve sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre III, e era destinado aos príncipes do império para que o portassem até estarem aptos a exercer função de comando. Na PM, o Espadim Tiradentes simboliza a honra e a dignidade do cadete, aprendiz de oficial.
Últimas Notícias

Ex-sogro tenta matar homem com facadas nas costas durante briga de bar em Arapiraca

Homem invade residência durante a madrugada e esfaqueia morador em Arapiraca

Ronaldo Lopes está entre os 15 prefeitos mais bem avaliados de Alagoas

Polícia Civil investiga assassinato de mulher que teve corpo encontrado em estrada vicinal de Maceió

Bombeiros encerram mais um dia de buscas por jovem de 29 anos que está desaparecida em Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

27ª edição Raízes de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
