Estudantes expõem peças de filé na Ufal durante evento de tecnologia e inovação

A Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) contou com a participação entusiasmada dos alunos da rede municipal de ensino. Um dos destaques do evento foi a visita dos estudantes da Escola Municipal Silvestre Péricles à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nesta quinta-feira (19), para expor peças de filé produzidas por eles mesmos.
A Escola Silvestre Péricles fica no Pontal da Barra, região conhecida pela produção desses itens, que são considerados patrimônio imaterial do município.
Outro detalhe importante é que a unidade de ensino tem se destacado por motivar os alunos da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) a perseguirem seus sonhos, por meio da partilha de experiências de vida entre os próprios estudantes. O Projeto Tecendo Redes e Saberes desempenha um papel fundamental nesse processo, unindo educação e renda.
O coordenador Dilson Costa explica que o projeto começou como 'Pontal Empreende', com o objetivo de trazer empreendedores locais para compartilhar suas histórias com os alunos.
“Depois, ele se tornou o Projeto Tecendo Redes e Saberes Conectando Escola e Comunidade. Agora, estamos levando a arte e a cultura local à escola para que os alunos conheçam e sintam vontade de aprender mais sobre o filé, o fandango e outras expressões artísticas da região”, disse.
Maryland Calheiros, uma das alunas participantes do projeto, que está no 5º período do EJAI, ressalta a importância do filé para os estudantes. Ela diz que a arte é uma fonte de renda e um incentivo ao aprendizado.
"A arte do Filé é única e especial da nossa terra. Você não encontra em outras regiões do Nordeste. Além disso, é nossa fonte de renda e símbolo de identidade cultural, por isso ela é tão importante, principalmente para todos aqueles que desejam aprender e se envolver", disse.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) contou com a participação de professores de seis escolas municipais nesta edição da Sinpete. As atividades apresentadas abrangem desde ações de educação ambiental a práticas de atividades físicas como meio de promover saúde física e emocional. Além disso, a arte e a cultura são exploradas como mecanismos de imersão.
Durante o evento, os visitantes puderam conferir projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula, abordando temáticas como reciclagem, empreendedorismo, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Últimas Notícias

Motorista perde controle de veículo, bate em coqueiro e fica preso às ferragens, em Arapiraca

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
