Israel autoriza aviões da FAB resgatar brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores anunciou, nesta segunda-feira, que os sobrevoos e pousos das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriação de brasileiros foram autorizados por Israel. Em nota, o órgão afirmou que "segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina".
O Brasil iniciou, neste domingo, uma operação com seis aeronaves da Força Aérea (FAB) para repatriar os brasileiros que estão em áreas de conflito em Israel. O primeiro avião, um KC-30, decolou às 18h e chegou em Roma, na Itália, às 2h48 desta segunda-feira (horário de Brasília). A aeronave aguardava autorização para seguir ao destino.
No mesmo comunicado emitido nesta segunda, o Ministério afirmou que "desaconselha quaisquer deslocamentos não essenciais para a região". Declarou, ainda, que a Embaixada em Tel Aviv recolheu, por meio de formulário online, os dados de cerca de 1,7 mil brasileiros que manifestaram interesse na repatriação, sendo a maior parte turistas.
"Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea", diz a nota. A primeira aeronave destacada para repatriação, de acordo com o Ministério, encontra-se em Roma. O segundo avião sairá de Brasília ainda na tarde de hoje.
"Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera a recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar".
A nota continua: "O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo".
Desaparecidos
Na manhã do último domingo, o Itamaraty informou que há três brasileiros desaparecidos e um hospitalizado no sul de Israel. Eles estavam em uma festa rave que ocorria próximo à Faixa de Gaza quando começaram os bombardeiros no sábado.
Últimas Notícias

Polícia Civil deflagra operação em Arapiraca para cumprimento de mandados de busca e apreensão

De ‘Boa noite’ a ‘Bom dia, MST!’, Cabo Bebeto e vereador Vavazinho reforçam ofensiva contra ocupação irregular do MST em Arapiraca

Polícia Civil prende suspeitos de atentado contra policial militar no interior de Alagoas

Acusado de matar jovem em bar no Sertão alagoano é localizado após mais de uma década

Governo identifica três drogas pela primeira vez no Brasil
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração de equipamentos no IFAL
