Ministro do STF aposentado, José Carlos Moreira Alves, morre em Brasília

Por Redação com G1 06/10/2023 21h09
Por Redação com G1 06/10/2023 21h09
Ministro do STF aposentado, José Carlos Moreira Alves, morre em Brasília
Ex-ministro José Carlos Moreira Alves morreu - Foto: Mastrangelo Reino/FolhaPress

 Morreu nesta sexta-feira, 06, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) José Carlos Moreira Alves. O jurista tinha 90 anos e estava internado desde o dia 23 de setembro, mas acabou falecendo por falência múltipla de órgãos.

O velório do ministro Moreira Alves está programado para acontecer neste sábado no Salão Branco do STF.

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que está em São Paulo e embarcaria para uma viagem internacional, retornará a Brasília especialmente para prestar suas últimas homenagens. "Em nome do Supremo Tribunal Federal, recebo com imensa tristeza a notícia do falecimento do Ministro Moreira Alves, que ocupou uma cadeira no Supremo Tribunal Federal por quase três décadas. Um dos grandes juristas da história do Brasil e que sempre honrou esse tribunal", declarou Barroso.

José Carlos Moreira Alves foi presidente do STF e foi responsável por instalar os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte em 1987, que resultou na Constituição Federal de 1988.

"O falecimento do ministro do STF José Carlos Moreira Alves, o último catedrático da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, é um momento de grande tristeza e pesar para a comunidade jurídica brasileira", afirmou o Ministro Dias Toffoli.

A procuradora-geral da República, Elizeta Ramos, também lamentou profundamente a perda e destacou a relevância do trabalho desenvolvido por Moreira Alves ao longo de sua carreira, incluindo sua participação na elaboração do Código Civil Brasileiro.